Governo do Distrito Federal
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Gestão de Riscos

Gestão de Riscos é um projeto estratégico da Controladoria-Geral do Distrito Federal, com foco no resultado e na modernização das práticas e ferramentas de controle interno.

 

É um processo sistemático para identificar, analisar, avaliar e tratar riscos de qualquer natureza, com o objetivo de minimizar ou aproveitar os riscos sobre uma organização. Tal metodologia possibilita aos gestores diminuir as incertezas na tomada de decisões, mitigando os riscos e potencializando as oportunidades a elas associadas, a fim de controlar o impacto, obter qualidade no gasto público e melhorar a capacidade de gerar valor.

 

Para a Controladoria-Geral do DF, a implantação da gestão de risco implica na modernização das técnicas de auditoria, com base nas boas práticas de governança corporativa, cujo foco é agregar valor à gestão, aperfeiçoando os controles das 1ª e 2ª linhas de defesa (Modelo das Três Linhas de Defesa – IIA) sob a responsabilidade dos órgãos gestores e, por consequência, combate à improbidade, aos desvios e à corrupção.

 

Neste sentido, a Controladoria-Geral desenvolve no âmbito do Governo do Distrito Federal, serviços consultivos aos órgãos e entidades distritais, cujo objetivo é a implantação do Sistema de Gestão de Riscos em cada unidade. Também inseriu em sua atuação a metodologia de Auditoria Baseada em Riscos – ABR que fornece à alta administração uma análise de quão eficaz os riscos estão sendo gerenciados.

 

Visando a institucionalização da gestão de riscos no Poder Executivo distrital, em 2016, foi publicado o Decreto nº 37.302, de 29 de abril de 2016, estabelecendo os modelos de boas práticas gerenciais em Gestão de Riscos e Controle Interno a serem adotados no âmbito da Administração Pública do DF.

 

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