Governo do Distrito Federal
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Gestão de Riscos

 

Gestão de Riscos é um projeto estratégico da Controladoria-Geral do Distrito Federal, com foco no resultado e na modernização das práticas e ferramentas de controle interno.

É um processo sistemático para identificar, analisar, avaliar e tratar riscos de qualquer natureza, com o objetivo de minimizar ou aproveitar os riscos sobre uma organização. Tal metodologia possibilita aos gestores diminuir as incertezas na tomada de decisões, mitigando os riscos e potencializando as oportunidades a elas associadas, a fim de controlar o impacto, obter qualidade no gasto público e melhorar a capacidade de gerar valor.

Para a Controladoria-Geral do DF, a implantação da gestão de risco implica na modernização das técnicas de auditoria, com base nas boas práticas de governança corporativa, cujo foco é agregar valor à gestão, aperfeiçoando os controles das 1ª e 2ª linhas de defesa (Modelo das Três Linhas de Defesa – IIA) sob a responsabilidade dos órgãos gestores e, por consequência, combate à improbidade, aos desvios e à corrupção.

Neste sentido, a Controladoria-Geral desenvolve no âmbito do Governo do Distrito Federal, serviços consultivos aos órgãos e entidades distritais, cujo objetivo é a implantação do Sistema de Gestão de Riscos em cada unidade. Também inseriu em sua atuação a metodologia de Auditoria Baseada em Riscos – ABR que fornece à alta administração uma análise de quão eficaz os riscos estão sendo gerenciados.

Visando a institucionalização da gestão de riscos no Poder Executivo distrital, em 2016, foi publicado o Decreto nº 37.302, de 29 de abril de 2016, estabelecendo os modelos de boas práticas gerenciais em Gestão de Riscos e Controle Interno a serem adotados no âmbito da Administração Pública do DF.

ATOS DO GOVERNADOR:

Decreto nº 37.302, de 29 de abril de 2016 – Estabelece os modelos de boas práticas gerenciais em Gestão de Riscos e Controle Interno a serem adotados no âmbito da Administração Pública do DF.

 

Portaria nº 29, de 24 de janeiro de 2018 – Publicar o Quadro de Detalhamento da Despesa da Defensoria Pública do Distrito Federal, para o exercício de 2018, de acordo com a Lei-DF nº 6.060, de 29 de dezembro de 2017. – Anexo Quadro de Detalhamento

 

CGDF:

Portaria nº 40, de 8 de fevereiro de 2018 – Institui o Comitê de Integridade Pública e Gestão de Riscos da Controladoria-Geral do Distrito Federal – CGDF e dá outras providências.

 

Portaria nº 47, de 27 de abril de 2017 – Disciplina a execução das Ações de Controle pela Controladoria-Geral do Distrito Federal – CGDF na Administração Direta e Indireta do Poder Executivo do Distrito Federal, na condição de Órgão Central de Controle Interno.

 

Portaria nº 25, de 23 de fevereiro de 2016 – Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos da Controladoria-Geral do Distrito Federal – CGDF e dá outras providências.

 

TCDF:

Decisão Ord. n°. 3320/2015 – Decisão que recomenda à CGDF aprimorar a gestão de riscos no âmbito do Complexo Administrativo do Distrito Federal.

 

Decisão Ord. n°. 4332/2018 – Relatório de Auditoria Baseada em Riscos 01/2018 – DARIS/CORIS/COGEA/SUBCI/CGDF, realizada no período de 01/02 a 16/03/2018 pela Controladoria-Geral do Distrito Federal – CGDF, referente ao período de 01/01 a 31/12/2017, com o objetivo de aferir o desenvolvimento da gestão de riscos da Fundação Hemocentro de Brasília – FHB.

 

Decisão Ord. n°. 379/2018 –  Prorrogação do prazo –      Relatório de Auditoria Baseada em Riscos nº 01/2017 – DIARIS/CORIS/COGEA/SUBCI/CGDF, realizada pela Controladoria-Geral do Distrito Federal – CGDF, no período de 02/02 a 23/12/2016, com o objetivo de avaliar a maturidade da gestão de riscos, bem como implantar a gestão de riscos na Fundação Hemocentro de Brasília.

 

Decisão Ord. nº 1509/2017 – Relatório de Auditoria Baseada em Riscos nº 01/2017 – DIARIS/CORIS/COGEA/SUBCI/CGDF, realizada pela Controladoria-Geral do Distrito Federal – CGDF, no período de 02/02 a 23/12/2016, com o objetivo de avaliar a maturidade da gestão de riscos, bem como implantar a gestão de riscos na Fundação Hemocentro de Brasília.

 

Decisão Ord. n°. 4933/2018 – Análise do cumprimento das determinações contidas na Decisão n.º 1799/2017, pela Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal.

 

Decisão Ord. n°. 175/2018 – Prorrogação do prazo – Auditoria baseada em riscos, realizada pela Controladoria-Geral do Distrito Federal, no período de 24.08 a 29.11.2016, com o objetivo de analisar o Sistema de Gestão de Riscos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal – Seagri/DF, a fim de orientar o Comitê de Gestão de Riscos da referida Secretaria.

 

Decisão Ord. n°. 1799/2017 – Auditoria baseada em riscos, realizada pela Controladoria-Geral do Distrito Federal, no período de 24.08 a 29.11.2016, com o objetivo de analisar o Sistema de Gestão de Riscos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal – Seagri/DF, a fim de orientar o Comitê de Gestão de Riscos da referida Secretaria.

 

Decisão Ord. n°. 3360/2017 – Relatório de Auditoria Baseada em Riscos nº 01/2016 – DIARI/CORIS/SUBCI/CGDF, realizada pela Controladoria-Geral do Distrito Federal – CGDF, com o objetivo de analisar o Sistema de Gestão de Riscos da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal – METRÔ/DF.

 

AGEFIS:

Portaria Conjunta nº 05, de 30 de março de 2017 – Institui o Comitê de Gestão de Riscos da Agência de Fiscalização do Distrito Federal – AGEFIS e dá outras providências.

 

Instrução normativa nº 112, de 14 de março de 2017 – Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos da Agência de Fiscalização do Distrito Federal e dá outras providências.

 

DETRAN:

Portaria Conjunta nº 03, de 1º de março de 2018 – Institui o Comitê de Gestão de Riscos do Detran-DF e dá outras providências.

 

DFTRANS:

Portaria Conjunta nº 12, de 14 de dezembro de 2017 – Institui o Comitê de Gestão de Riscos do Transporte Urbano do Distrito Federal – DFTRANS e dá outras providências.

 

Instrução nº 292, de 06 de dezembro de 2017 – Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos do DFTRANS e dá outras providências.

 

EMATER:

Portaria Conjunta nº 13, de 15 de dezembro de 2017 – Institui o Comitê de Gestão de Riscos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal – EMATER

 e dá outras providências.

 

Instrução nº 141, de 01 de abril de 2016 – Institui a Política de Gestão de Riscos da EMATER-DF.

 

FHB:

Portaria Conjunta nº 27, de 13 de julho de 2016 – Institui novo Comitê de Gestão de Riscos da Fundação Hemocentro de Brasília – HEMOCENTRO e dá outras providências.

 

Instrução nº 43, de 24 de fevereiro de 2016 – Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos da Fundação Hemocentro de Brasília e dá outras providências.

 

METRÔ:

Portaria Conjunta nº 09, de 24 de março de 2016 – Institui o Comitê de Gestão de Riscos da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal – METRÔ e dá outras providências.

 

Resolução nº 01, de 18 de março de 2016 – Institui a Política de Gestão de Riscos no âmbito da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal.

 

SEAGRI:

Portaria Conjunta nº 25, de 12 de julho de 2016 – Institui o Comitê de Gestão de Riscos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal – SEAGRI e dá outras providências.

 

Portaria nº 57 de 06, de julho de 2016 – Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal e dá outras providências.

 

SEDICT:

Portaria Conjunta nº 01, de 1 de fevereiro de 2018 – Institui o Comitê de Gestão de Riscos da Secretaria de Estado de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal – SEDICT e dá outras providências.

 

SEMA:

Portaria Conjunta nº 30, de 22 de novembro de 2016 – Institui o Comitê de Gestão de Riscos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Distrito Federal – SEMA e dá outras providências.

 

SEMOB:

Portaria Conjunta nº 10, de 24 de agosto de 2017 – Institui o Comitê de Gestão de Riscos da Secretaria de Estado de Mobilidade – SEMOB e dá outras providências.

 

SES:

Portaria Conjunta nº 07, de 09 de junho de 2017 – Institui o Comitê Superior de Gestão de Riscos da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES e dá outras providências.

 

SETUL: 

Portaria Conjunta nº 03, de 08 de fevereiro de 2017 – Institui o Comitê de Gestão de Riscos da Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer – SETUL e dá outras providências.

 

SINESP:

Portaria nº 84, de 24 de outubro de 2018 – Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Serviços Públicos do Distrito Federal e dá outras providências.

 

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