Governo do Distrito Federal
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15/08/18 às 11h47 - Atualizado em 7/11/18 às 11h25

Gestão de riscos: GDF tem 450 agentes públicos capacitados

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CGDF é o órgão responsável por fomentar a gestão de riscos na administração pública distrital

 

 

Desde 2016, o curso de gestão de riscos, promovido em parceria pela CGDF e EGOV, já capacitou 450 servidores e funcionários públicos do DF. Desse total, 51 são servidores da Controladoria-Geral do DF.
A oitava turma ocorreu nos dias 6 a 10 de agosto. Ainda para 2018 estão agendadas mais quatro turmas, com a previsão de capacitar mais 140 servidores.

 

João Batista de Souza Machado, coordenador-geral de Auditoria da CGDF e um dos instrutores do curso, explica que além da capacitação promovida, a gestão de riscos está sendo implantada em 10 órgãos considerados de alta complexidade, são eles: PMDF, CBMDF, Polícia Civil, Secretarias de Fazenda, Saúde, Educação, Mobilidade e de Obras, Detran e DFTrans.
“Esses órgãos são perene do Estado. Concluídos os processos em andamentos, a cultura da gestão de riscos está implantada no GDF”, diz Machado.

 

A institucionalização da gestão de riscos no Poder Executivo distrital está prevista no Decreto nº 37.302, de 29 de abril de 2016, que estabelece os modelos de boas práticas gerenciais em Gestão de Riscos e Controle Interno a serem adotados no âmbito da Administração Pública do DF, sob a orientação da Controladoria-Geral do DF.

 

A próxima ação da CGDF será a disponibilização de POP (Procedimento Operacional Padrão) de Gestão de Riscos na internet, tanto da Consultoria da implementação como da Auditoria Baseada em Riscos.