Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/06/19 às 16h14 - Atualizado em 14/06/19 às 18h04

Gestão Estratégica

 

Na Controladoria-Geral do Distrito Federal, a coordenação do processo de planejamento e da gestão estratégica institucional é realizada pela Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos – AGEP. É a unidade responsável por promover o alinhamento das unidades da CGDF à estratégia institucional e governamental, por monitorar a execução da estratégia institucional e por conduzir a gestão do portfólio de programas e projetos estratégicos da CGDF.

 

A AGEP faz parte do Modelo de Gestão para Resultados do Distrito Federal, instituído por meio do Decreto nº 37.621, de 14 de setembro de 2016, que estabelece um conjunto integrado de iniciativas e instrumentos de prospecção, formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas e projetos estratégicos do Governo do Distrito Federal.

 

Plano Estratégico do Distrito Federal

 

O Plano Estratégico do Distrito Federal – PEDF apresenta um conjunto de iniciativas e metas que projetam o Distrito Federal de 2019 a 2060 e foi dividido em 8 eixos temáticos: Gestão e Estratégia, Saúde, Segurança, Educação, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente.

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal está inserida no eixo Gestão e Estratégia com a Batalha “Ser referência no combate à corrupção e na promoção da integridade pública”. Vinculadas a ela, foram definidos os seguintes resultados-chave a serem alcançados:

 

Resultados-Chave

 

Executar 100% das ações previstas no Plano de Combate à Corrupção;

Implementar programas de integridade em 100% dos órgãos e entidades definidos como alta complexidade;

Implementar a Rede de Transparência Pública em 100% dos órgãos e entidades definidos como alta complexidade;

Aumentar de 38% para 60% a efetiva melhora na prestação dos serviços públicos demandados por meio da ouvidoria com base na resolutividade das solicitações e reclamações avaliadas pelos cidadãos; e

Implantar estrutura correcional e de tomada de contas especial ou comissões permanentes em 100% dos órgãos e entidades definidos como alta complexidade.

 

Plano Plurianual

 

O Plano Plurianual do Distrito Federal – PPA – 2016-2019, com as informações pertinentes às ações e programas do Governo do Distrito Federal, está disponível na íntegra no sítio institucional da Secretaria de Estado de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão – SEFP – no link: http://www.seplag.df.gov.br/lei-inicial-do-ppa-2016-2019/.

 

A Controladoria-Geral, no âmbito do PPA, está inserida no Programa Temático 6203 – Gestão para Resultados que tem por objetivo promover a eficiência e eficácia da máquina administrativa, visando o equilíbrio fiscal, gestão eficiente de recursos financeiros, orçamentários, humanos e tecnológicos e assegurar transparência e controle social no processo de planejamento e implementação de políticas públicas e ações do Governo.

 

Foram estabelecidos os seguintes indicadores vinculados à Controladoria-Geral do DF:

 

 

Denominação do Indicador

Unidade

de

Medida

Periodicidade

de Apuração

Meta
2016 2017 2018 2019
Nível do órgão central de controle interno do Distrito Federal na avaliação IACM do IIA, CONACI e Banco Mundial  

Nível

 

Anual

 

2

 

3

 

3

 

3

Atendimento satisfatório das recomendações de auditoria consequentes de falhas graves % Anual 30 35 40 45
Taxa de implementação de matrizes de risco % Anual 15 30 45 60
Implantação de unidades especializadas de correição % Anual 30 50 80 100
Implementação de comissão de ética nos

Órgãos e entidades do Distrito Federal

% Anual 30 50 80 100
Taxa de satisfação das respostas de Ouvidoria % Mensal 55 56 58 60

 

Mapa Estratégico

 

 

Plano Estratégico Institucional

 

O Plano Estratégico Institucional – PEI da Controladoria-Geral do Distrito Federal para o quadriênio 2016-2019 foi elaborado com a premissa de inovar suas ações de forma a atender às crescentes e legítimas demandas do cidadão brasiliense. Com foco em resultados, o PEI apresenta objetivos estratégicos, metas e indicadores que agregam novos valores e diferente metodologia de trabalho, indicando um esforço para elevar o patamar de atuação da CGDF.

 

Missão

 

Orientar e controlar a gestão pública, com transparência e participação da sociedade.

 

Visão

 

Ser reconhecido como órgão permanente de controle, cujas ações contribuem para melhorar a vida do cidadão.

 

Valores

 

Ética: honestidade, integridade, imparcialidade, moralidade e legalidade, responsabilidade socioambiental.

Transparência: gestão participativa, foco no cidadão, legalidade e interação com a sociedade.

Profissionalismo: excelência, produtividade, eficiência, agregação de valor e resultado.

Comprometimento: motivação, perenidade, unidade, valorização do profissional capacitado, solidez, capacitação, isonomia e coesão.

 

Resultados alcançados

 

O Relatório Anual de Atividades apresenta a cada exercício as realizações e resultados alcançados em cada área de atuação da Controladoria-Geral do Distrito Federal. Em conjunto com os relatórios elaborados pelas diversas unidades que compõem o Governo do Distrito Federal, ele integra a Prestação de Contas Anual do Governador, conforme previsto no inciso XVII, do artigo 100, da Lei Orgânica do Distrito Federal, e nos incisos V e XVII, do artigo 1º, da Instrução Normativa nº 01/2016 do Tribunal de Contas do Distrito Federal.