Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

A Subcontroladoria de Tecnologia da Informação tem a função de desenvolver, sustentar e evoluir todos os sistemas computacionais utilizados pelos Cidadãos: Portal da Transparência, E-Sic, SIGA Brasília, OUV-DF; além dos sistemas utilizados como apoio para as atividades da Controladoria-Geral, tais como o sistema de Gestão de Auditoria – SAEWEB.

 

Possui uma coordenação para implantar e alavancar continuamente a Governança de Tecnologia da Informação – TI – na Controladoria-Geral, com o propósito de agregar valor aos clientes internos e externos.

 

Dentre os Programas e Ações da SUBTI, destaca-se o PDTI 2016 – 2019 – PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – 2016. Elaborado com alinhamento à Estratégia Geral da Tecnologia da Informação – EGTI do Governo do Distrito Federal, ao Plano Estratégico Institucional da CGDF e à Instrução Normativa nº 04/2014, que dispõe sobre o processo de contratação de serviços de Tecnologia da Informação pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, recepcionada no GDF pelo Decreto nº 37.667, de 29 de setembro de 2016, e de acordo com as melhores práticas de Tecnologia da Informação consagradas no mercado.

 

Ao elaborar o Plano Estratégico para o período de 2016 a 2019, definiu-se o indicador “Taxa de execução do PDTI” vinculado ao Objetivo Estratégico “Dotar a CGDF de infraestrutura adequada para o cumprimento de sua missão”, visando acompanhar a efetividade das ações definidas no PDTI.

 

O maior motivador para a elaboração do PDTI 2016 – 2019 foi a necessidade de alinhamento entre as estratégias de TI com as ações negociais do órgão. O PDTI assegura que os projetos/atividades e investimentos de TI estejam em sintonia com os objetivos estratégicos da unidade, evitando esforços em atividades que não estão em conformidade com sua missão e visão. O PDTI é o documento balizador das diretrizes, planos e metas para a efetiva implementação da Governança de Tecnologia da Informação.