Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/13 às 14h40 - Atualizado em 29/10/18 às 15h17

Primeira turma de pós-graduação com servidores da STC entra na reta final

COMPARTILHAR

Curso de especialização em Novas Tendências do Direito e Administração Pública será concluído em março e as monografias serão lançadas em um livro

A partir de outubro deste ano, a primeira turma de 40 servidores da Secretaria de Transparência e Controle do Distrito Federal (STC-DF), inscritos no curso de Pós-Graduação em Novas Tendências do Direito e Administração Pública, entrará na reta final da especialização. Até março de 2014, eles deverão entregar a monografia para obter o certificado de conclusão do curso. Todos os trabalhos serão compilados e lançados como um livro digital pela STC.

O curso de especialização para os servidores começou em agosto do ano passado. Ele foi instituído depois do lançamento do Planejamento Estratégico 2012-2015 da Secretaria de Transparência, que tem como um dos objetivos a melhoria da gestão de pessoas por meio da capacitação dos servidores e melhoria das relações interpessoais no ambiente de trabalho.

As aulas ocorrem no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e as mensalidades são custeadas pela própria STC, com recursos do Fundo Pró-Gestão do Governo do Distrito Federal (GDF). Em contrapartida, os servidores comprometem-se a concluir o curso, sob pena de restituir o valor investido na capacitação. No total, serão investidos R$ 356 mil.

O Subsecretário de Administração Geral da STC, Alfredo Murillo Gameiro de Souza, diz que o investimento em capacitação está alinhado com a política de Gestão de Pessoas do Distrito Federal. Com isso, pretende-se obter a melhoria da eficiência e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão, e a preparação do servidor público para que ele se torne agente de desenvolvimento do Distrito Federal.

“Na STC, o objetivo desse investimento, além do fator motivacional, é atender às necessidades de aquisição de conhecimentos para aplicação nos assuntos tratados pelas áreas de atuação do órgão, bem como o fortalecimento de uma cultura voltada para o conhecimento e a melhoria do clima organizacional”, afirma Murillo.

Integrantes da turma, os servidores Lúcio Carlos de Pinho Filho, Diretor de Auditorias de Obras e Habitação, e Vladimir Wuerges de Souza, Auditor de Controle Interno, também ressaltam a importância desse investimento na capacitação dos servidores para o aprimoramento da gestão pública. Isso por que, ao cumprir com esse propósito, a STC também está exercendo a sua missão que é de “orientar e controlar a correta aplicação dos recursos públicos, por meio de uma gestão transparente e com a participação da sociedade”.

“O curso está plenamente alinhado ao trabalho desenvolvido por todos na secretaria, pois tem como pilares as áreas de Direito e Administração. Ele nos agregou bastante conhecimento nessas duas áreas”, explica Vladimir. Para ele, outro legado importante que a especialização vai deixar é a importância da qualificação dos servidores públicos. “Essa é uma prática comum às grandes organizações, que sabem da importância de investir nas pessoas”, ressalta.

Para Lúcio, outro ponto bastante positivo foi a integração entre os alunos, pois a turma é composta por servidores de vários setores da Secretaria de Transparência e Controle. Essa convivência tem facilitado a comunicação entre as diferentes áreas da STC. “Todos nós estamos recebendo subsídios para melhorar como profissionais”, afirma.

Livro – A ideia de reunir todas as monografias em uma publicação veio diante da escassez de livros que tratam do tema da especialização. De acordo com Lúcio, várias teorias e estudos abordados na sala de aula trataram da experiência da área privada. “Com esse livro, vamos reforçar bastante a literatura disponível. Além disso, todos os trabalhos desenvolvidos propõem melhorias nas políticas públicas. Não vamos ficar só na teoria”, explica.

“É uma grande satisfação fazer um trabalho com resultados práticos. Ainda mais quando são trabalhos inovadores que trarão contribuições para o GDF e para o Brasil”, acrescenta Vladimir. A organização das monografias em um livro será realizada em parceria com a Assessoria de Comunicação Social da STC.