Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
21/05/25 às 15h45 - Atualizado em 21/05/25 às 15h50

Criada por determinação do TCDF, plataforma premiada traz mais transparência às parcerias do GDF com organizações da sociedade civil

 

CGDF participou do lançamento da plataforma digital do Tribunal

 

 

Na quinta-feira (8), o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) recebeu representantes da Secretaria de Estado de Economia do DF (SEEC/DF) e da Controladoria-Geral do DF (CGDF) para a apresentação de uma nova plataforma digital desenvolvida para dar mais transparência às parcerias entre o Governo do DF (GDF) e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A criação da ferramenta foi determinada pelo Plenário da Corte, por meio da Decisão 127/2022, como forma de aprimorar o controle dessas parcerias.

 

Lançada oficialmente em 2024, a plataforma centraliza os processos de parceria entre as OSCs e os órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do GDF. A ferramenta permite o registro dos instrumentos e documentos, o acompanhamento da execução dos projetos e a tomada de decisões com mais transparência e rastreabilidade, medidas que fortalecem o controle social e a governança pública.

 

O projeto, que venceu o 1º Prêmio Ipê de Inovação em Transparência – 2024,  está alinhado ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), conjunto de normas que regulamenta as parcerias entre o poder público e essas entidades sem fins lucrativos, conforme a Lei Federal nº 13.019/2014 e o Decreto Distrital nº 37.843/2016.

 

Essas parcerias podem ser formalizadas por meio de três instrumentos jurídicos: o termo de colaboração, utilizado quando o poder público propõe a iniciativa; o termo de fomento, aplicado quando a proposta parte da organização da sociedade civil; e o acordo de cooperação, adotado quando não há transferência de recursos financeiros. Esses instrumentos são diferentes dos contratos administrativos tradicionais, pois têm como base a cooperação para a realização de objetivos públicos comuns.

 

A apresentação da Plataforma Eletrônica Parcerias GDF MROSC contou com a participação do secretário executivo de Gestão da Estratégia da SEEC, Otavio Veríssimo Sobrinho; do coordenador de Unidades de Controle Interno da CGDF, Hamilton Ruggieri Ribeiro; e da chefe da unidade de gestão da plataforma, Ana Cláudia Teixeira Pires, acompanhada de sua equipe técnica.

 

No encontro, representaram o TCDF o subchefe de Gabinete da Presidência, Marcelo Nunes de Souza; o secretário-geral de Controle Externo, Antonio Alexandre Do Nascimento Filho; o secretário de Auditoria, Indio Artiaga Do Brasil Rabelo; o secretário de acompanhamento, Hugo Tomaz Neto Moraes; o representante do Núcleo de Inteligência Estratégica (NIE), mario augusto de oliveira neto. Outros servidores da Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) também assistiram à apresentação.

 

Com informações do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Governo do Distrito Federal