Parceria prevê cruzamento de dados que ajudarão a prevenir e combater a corrupção
A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e a Controladoria-Geral do Município de São Paulo (CGMSP) estabeleceram acordo de cooperação com o objetivo de desenvolver projetos e ações que possam contribuir para a prevenção e o combate à corrupção, para a promoção da transparência e da ética pública, para o fomento do controle social e para o fortalecimento da gestão pública.
Serão realizadas trocas de experiências e apoios mútuos entre os dois órgãos, como o intercâmbio de informações e dados dos sistemas eletrônicos gerenciados por cada um deles.
O acordo de cooperação técnica já foi assinado pelas respectivas autoridades administrativas e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, em 10 de fevereiro de 2015. Nos próximos dias, será publicado noDiário Oficial do Município de São Paulo. A partir daí, a parceria se inicia.
Para o controlador-geral do DF, Djacyr Cavalcanti Arruda Filho, “a população do DF tem muito a ganhar, pois, a partir da parceria com a Controladoria do Município de São Paulo, serão fornecidos sistemas para cruzamento de bases de dados que ajudarão a prevenir e a combater a corrupção no seio da administração”.
Por meio desse sistema, em 2013, o município de São Paulo identificou o esquema de desvio de recursos do ISS-Habite-se (programa que certifica prestação de serviços da construção civil) , que causou um prejuízo de aproximadamente R$ 500 milhões aos cofres municipais.