Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/02/18 às 11h24 - Atualizado em 10/05/24 às 7h47

Competências

À Controladoria-Geral do Distrito Federal – CGDF, órgão especializado e central do sistema de controle interno, superior do sistema de correição e de gestão de ouvidoria, compete assegurar a boa e regular aplicação dos recursos públicos; coordenar o sistema de controle interno do DF; promover a transparência dos atos de gestão pública e dos dados relativos ao patrimônio público no DF; promover as ações de incentivo à realização do controle social da gestão pública e de prevenção e combate à corrupção, desvios e improbidade administrativa; coordenar as ações correcionais no âmbito do Poder Executivo; coordenar as ações do Sistema de Gestão de Ouvidoria do DF; e, coordenar projetos e ações de governança e compliance.

 

O Regimento Interno da CGDF tem sua aprovação nos seguintes Decretos:

 

Decreto nº 42.830, de 17 de dezembro de 2021 – Aprova o Regimento Interno da Controladoria-Geral do Distrito Federal e dá outras providências.

Decreto nº 40.508, de 11 de março de 2020  – Acrescenta inciso à Estrutura e ao Regimento Interno da Controladoria-Geral do Distrito Federal.

Decreto nº 39.824, de 15 de maio de 2019 – Aprova o Regimento Interno da Controladoria-Geral do Distrito Federal e dá outras providências.

 

A Estrutura da CGDF é assim composta:

Gabinete – GAB

É composto pela Controladoria-Geral Adjunta, pela Chefia de Gabinete, que auxiliam o Secretário de Estado Controlador-Geral do Distrito Federal na tomada de decisões, e pelas Assessorias:

– Jurídico-Legislativa (AJL) – auxilia nos assuntos de natureza jurídica, legislativa e correcional.

– Comunicação Social (ASCOM) – promove a comunicação e divulgação institucional.

– Gestão Estratégica e Projetos (AGEP)coordena as atividades voltadas ao planejamento e à gestão estratégica institucional.

– Relações Institucionais (ARIN) – coordena a gestão do relacionamento institucional, das parcerias estratégicas, das representações e dos eventos.

– Apoio aos Julgamentos (ASAPJ) – assiste o Secretário de Estado Controlador-Geral no exercício da delegação, efetivada pelo Governador do Distrito Federal, para julgamento de processos administrativos disciplinares.

– Inteligência e Informações Estratégicas (AINFE) –Subsidia a tomada de decisão do Secretário de Estado Controlador-Geral em relação às atividades de inteligência.

– Segurança Institucional (ASSEG) – Responsável pela segurança pessoal do Secretário de Estado Controlador-Geral do Distrito Federal. Atua na prevenção e gerenciamento de ocorrências que atentem contra a estabilidade institucional.

 

Subcontroladoria de Correição Administrativa – SUCOR

Atua como órgão central de correição no combate à impunidade, com o controle da probidade administrativa e com ações de disseminação das normas disciplinares, e de apuração de irregularidades e de desvios de recursos públicos visando à recuperação do dano causado ao Erário do Distrito Federal.

 

Subcontroladoria de Controle Interno – SUBCI

Supervisiona e coordena o sistema de controle interno. Atua na fiscalização quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e eficácia das gestões contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial.

 

Subcontroladoria de Transparência e Controle Social – SUBTC

Fomenta a participação da sociedade na prevenção e no combate à corrupção e estimula o controle social. Supervisiona, trata e orienta os dados e informações disponibilizáveis no Portal da Transparência, com informações sobre a aplicação dos recursos públicos do GDF.

 

Subcontroladoria de Governança e Compliance – SUGOV

Verifica a existência e a efetividade do programa de integridade das pessoas jurídicas que contratam com o GDF, bem como disseminar e fomentar a política de governança e compliance público no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Distrito Federal.

 

Ouvidoria-Geral – OGDF

Coordena e monitora a qualidade dos registros, orienta a atuação das unidades de ouvidoria e zela para que todo cidadão tenha resposta sobre a manifestação registrada.

 

Subcontroladoria de Tecnologia da Informação e Comunicação – SUBTI

Responsável pelo planejamento, gestão e sustentação de sistemas de informação, de soluções tecnológicas inovadoras e geração de informações estratégicas.

 

Subcontroladoria de Gestão Interna – SUBGI

Executa, setorialmente, as atividades de gestão de pessoas, orçamento e finanças, contratos, logística, administração de material, patrimônio, comunicação administrativa e arquivo.

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