Iniciativas desenvolvidas no Programa Polaris contribuíram com melhorias em setores como educação, saúde, segurança e economia
Com resultados expressivos como a redução de 85% nos registros de Ouvidoria sobre o Cartão Material Escolar e a compensação de R$ 7 milhões em precatórios pela Procuradoria-Geral do DF (PGDF), a Aula Magna de Governança de Serviços, realizada na quinta-feira (26), comprovou que inovação e protagonismo dos servidores públicos estão transformando a gestão e a entrega de serviços no Distrito Federal. O evento ocorreu no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) e mostrou resultados do Programa Polaris.
Promovido pela Controladoria-Geral do DF (CGDF), o encontro foi conduzido pelo controlador-geral do DF, Daniel Lima, pela subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF, Cecília Fonseca, e pela Chefe da Assessoria de Gestão Estratégica da CGDF, Maria Fernanda Cortês. A Aula também reuniu autoridades como a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o procurador-geral do DF adjunto, Hugo Cezário, dentre outros gestores do alto escalão.
Especialistas e servidores puderam apresentar os frutos da formação em Governança de Serviços, que integra o Programa Polaris, realizada no primeiro semestre de 2025, em parceria com a Escola de Governo do DF. A programação incluiu palestras e a apresentação de seis projetos desenvolvidos por diferentes órgãos do GDF, todos com foco em soluções sustentáveis, inclusivas e eficientes.
O controlador-geral do DF, Daniel Lima, celebra o êxito do programa: “Temos recebido prêmios em âmbito nacional, do trabalho que temos realizado. Inclusive essa metodologia foi premiada, a única Controladoria do Brasil que recebeu esse prêmio [Conexão Inova]. Ganhamos com a Governança de Serviço, hoje o Polaris”.
“O Polaris nasce como uma estrela guia. É a demonstração de que, quando servidores se unem com propósito, dados se transformam em soluções e a gestão pública ganha direção e impacto real”, comenta Cecília sobre o lançamento do programa. Fernanda comentou sobre a troca de aprendizado durante as aulas, “a gente aprende e a gente ensina nesse curso, é uma constante troca nessa mentoria cruzada”.
Resultados
O lançamento oficial do Polaris como Programa ocorreu durante o evento. O Programa é voltado para a construção de soluções reais aplicáveis a problemas concretos da administração pública. A metodologia nasceu no contexto da governança de serviços, inspirada por manifestações da sociedade recebidas pela Ouvidoria, por isso inicialmente ganhou esse nome. Em virtude dos resultados alcançados e impactos na sociedade, por meio das boas práticas implementadas, alçou novos voos e ganhou nova nomenclatura, saiu do campo apenas da Ouvidoria e foi ampliada para o contexto de toda a Governança Pública Distrital.
Entre os destaques do resultado desse trabalho, está o projeto da Secretaria de Educação (SEEDF), que apresentou as soluções dadas ao Cartão Material Escolar, que, em parceria com a Defensoria Pública, no projeto Defensoria nas escolas, levou informação diretamente à população. O impacto foi evidente: uma queda de 85% nos registros de Ouvidoria. “É uma grande vitória para a gente, reduzir as ouvidorias de um programa tão bacana que, por falta de conhecimento, desconhecem os direitos”, celebrou a secretária Hélvia Paranaguá.
A PGDF também impressionou com os resultados do parecer PGDF Nº 450/2024, que permitiu a compensação parcial de precatórios no caso do cidadão também ter algo a receber do governo, viabilizando a compensação tanto do débito quanto do crédito. Em apenas seis meses, 117 processos foram compensados, somando R$ 7 milhões, com mais R$ 11 milhões em andamento. A estimativa de impacto positivo chega a R$ 1 bilhão.
Já a Secretaria de Segurança Pública do DF e o Detran-DF apresentaram o projeto “Operação DF Livre de Carcaças”, que solucionou 2.872 demandas relacionadas a veículos abandonados, promovendo mais segurança e saúde pública.
Ângelo Roncalli, secretário-executivo de Gestão Administrativa da Secretaria de Estado de Economia do DF, destacou a importância da valorização dos servidores ressaltando que as lideranças dos órgãos distritais devem motivar a participação de seus servidores.
Inovação com propósito
A Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde/Seec), lançou uma série de vídeos institucionais e um novo jeito de se comunicar com os servidores. A própria CGDF também participou e mostrou resultado: a solução desenhada pela subcontroladoria de Governança e Compliance foi a Trilha de Integridade Privada, lançada recentemente. Os projetos foram feitos em parceria “inclusive o nosso, ninguém faz nada sozinho!”, destaca Cecília Fonseca, subcontroladora da unidade.
Os alunos da turma 1/2025 também brilharam com projetos alinhados às dimensões ASG (Ambiental, Social e Governança). O “Simplesmente Sustentável” promoveu a conscientização sobre o descarte correto de resíduos no âmbito do GDF; já o “Integra PCD” propôs um sistema digital unificado para conectar pessoas com deficiência às políticas públicas; e o “Consumo Seguro” destacou a importância do Serviço de Inspeção Distrital (SID) para garantir alimentos seguros e combater o comércio clandestino.
O encerramento ficou por conta de Marcelo Ivo, do LA-BORA!Gov, com a palestra “Gente que inova, Governo que transforma”, reforçando a importância da criatividade e da colaboração na administração pública.
Também estiveram presentes no evento o Secretário da Pessoa com Deficiência (SEPD), Willian Ferreira; Danielle Kalkmann, subsecretária de Defesa Pecuária, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF; Marcos Gustavo, procurador-chefe da Procuradoria-Geral do DF, além de vários representantes da PGDF, SSP-DF, Detran-DF, SEPD-DF, Ouvidorias do GDF e outras autoridades.