Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/03/18 às 17h33 - Atualizado em 29/10/18 às 15h45

Servidores da CGDF fazem curso “Negociação Avançada em Acordo de Leniência”, na FGV

COMPARTILHAR

 

Capacitação teve o objetivo de  melhorar a efetividade nas negociações e tratativas no âmbito da administração pública

 

Técnicas e estratégias para negociações integrativas e distributivas, tensões fundamentais do processo de negociação e o papel do servidor, desafios do servidor público negociador, o processo de negociação, e comportamentos irracionais do negociador são módulos do curso Negociação Avançada em Acordo de Leniência, que aconteceu de 05 a 09 de março na Fundação Getúlio Vargas, em Brasília, para servidores da Controladoria-Geral do DF e Procuradoria-Geral do DF.

 

Ministrado pela professora Alessandra Mourão, o curso aborda temas e procedimentos visando orientar e preparar servidores para firmarem acordo de leniência no âmbito da administração pública distrital.

 

Na aula inaugural, o controlador-geral do DF, Henrique Ziller, falou do motivo para contratar a capacitação, considerada por ele de extrema importância para melhorar a efetividade no que diz respeito aos processos que envolvem conflitos na gestão pública.

 

De acordo com Ziller, todos os processos instaurados a partir de conflitos e que produzem algum tipo de responsabilização, por sua natureza e complexidade, acabam tendo baixa efetividade e custo muito alto. Estudo feito pela Assessoria de Harmonização Central da CGDF concluiu que procedimentos administrativos disciplinares custam em média 125 mil reais e duram dois anos para serem concluídos. “Esta informação mostra o quão são custosos e difíceis esses processos”, disse.

 

A capacitação foi uma iniciativa da Coordenação de Resolução Consensual de Conflitos, da Subcontroladoria de Correição Administrativa, contratada pela CGDF e Procuradoria-Geral do DF, foi realizada com recursos do Pró-Gestão.