Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/11/14 às 16h51 - Atualizado em 29/10/18 às 15h45

Servidora da STC participa do Iron Man 70.3 em Miami

COMPARTILHAR

Mais de 300 triatletas do Brasil participaram da prova

 

O Ironman 70.3 Miami é a competição de Triathlon fora do país que reúne maior número de brasileiros. Desde que foi criado, em 2010, a prova atrai o público brasileiro pela facilidade de acesso, um percurso de corrida bem estruturado e todas as comodidades da cidade.

 

A prova ocorreu em 26 de outubro, domingo, em Miami, Estados Unidos, e contou com mais de 300 brasileiros. As distâncias para esta modalidade são de 1.900m de natação, 90km de ciclismo e mais 21km de corrida.

 

Entre esses atletas estavam a servidora da Secretaria de Transparência e Controle do Distrito Federal (STC), Débora Gonçalves, Assessora da Controladoria Geral.

 

Praticante de esportes há vários anos, Débora tem participado com frequência das principais provas de corrida e triathlon ocorridas pelo Brasil e outros países. Em janeiro deste ano ela participou da Walt Disney World Marathon que teve a participação de mais de 30 mil atletas do mundo todo.

 

A diferença do Iron Man 70.3 para as outras provas é que essa é a metade das distâncias de um Iron Man tradicional. Segundo Débora “a prova de natação foi a mais complicada porque o mar estava com correnteza e com água viva. Na prova de ciclismo a dificuldade estava no vento contra. O percurso do ciclismo consiste em 45km de ida e 45km de volta. O percurso de ida foi todo com vento contra. Já na corrida, que são 21km, o obstáculo foi o calor”, explicou.

 

Débora já está inscrita no Iron Man da Áustria, que será realizado em 28 de junho, na cidade de Klagenfurt, e no Iron Man 70.3 de Brasília, em 5 de abril de 2015.

 

“O problema para os atletas amadores é que não existe patrocínio e, na maioria das vezes, também não há incentivo para o atleta poder treinar. São os atletas que arcam com todos os custos de viagem, hospedagem, alimentação, locomoção, bicicleta e inscrições, que não são nada baratas. Além disto, também arcam com os treinos, nutricionista e materiais”, salientou Débora.

 

A servidora também lembra que existe a Lei do Atleta, Lei nº 2.967/2002 e o Decreto 23.122/2003, que incentivam a pratica do desporto entre servidores da administração direta e indireta do Distrito Federal, com uma redução na carga horária, sem prejuízos nos vencimentos.

 

O servidor que se vale desta Lei precisa comprovar a participação no esporte por meio de certificados, comprovante de inscrição e planilha de treinos.

 

O alemão Michael Raelert, bicampeão mundial de Ironman 70.3, e a canadense Magali Tisseyre venceram o Ironman 70.3 Miami. Michael nadou e pedalou entre os três primeiros, assumindo a ponta na corrida. Já Magali, saiu da água um pouco atrás de suas competidoras, recuperando-se no ciclismo e garantido a vitória na corrida. Débora finalizou toda a prova em 6 horas e 20 minutos.

 

Iron Man

Atualmente, além da etapa final, no Havaí, há um circuito mundial de 26 provas de Ironman cobrindo diversos destinos no mundo, tais como Estados Unidos, Canadá, China, Áustria, Brasil, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, Malásia, África do Sul, França e Japão. Todas as provas são organizadas por empresas que licenciam o uso da marca Ironman, propriedade da WTC (World Triathlon Corporation). A inscrição para o evento custa em média 500 Dólares.

 

O Ironman de Kona, no Havaí, é o Campeonato Mundial de Ironman. As inscrições são limitadas a 1.700 pessoas, conquistadas por qualificação ou por meio de um sistema de loteria.

 

O tempo de duração de uma prova de Ironman pode variar entre 8 e 17 horas, dependendo da condição física e preparo do atleta. Os atletas profissionais competem por prêmios em dinheiro e a chance de disputar o campeonato mundial no Havaí.

 

Ironman é uma modalidade de triathlon de longas distâncias compreendendo aproximadamente 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida.

 

Triathlon

O triathlon é um esporte que surgiu em 1974 na cidade de San Diego, Estados Unidos, onde os atletas realizam três modalidades diferentes, sempre numa mesma sequência: natação, ciclismo e corrida.

 

Os formatos mais comuns das provas são:

Sprint Triathlon, onde os atletas nadam 750 metros no mar, pedalam 20 km e correm 5 km; Triathlon Olímpico (desde Sidney 2000), onde são percorridos 1.500m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida;

 

Triathlon de Longa Distância, onde temos:

Meio Iron também chamado de Ironman 70.3, com medidas 1.900 m de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida; Ironman, onde o desafio é chegar ao fim depois de nadar 3.800 m, pedalar 180 km e percorrer a pé 42 Km e 195 metros de corrida; Triathlon Ultraman, que são disputadas em três dias, consiste em 10 km de natação e 145 km de ciclismo no primeiro dia, 276 km de ciclismo no segundo dia e para finalizar 84 km e 400 metros de corrida no terceiro dia.

 

O Ultraman exige muito preparo físico e resistência dos atletas para completar uma prova verdadeiramente de “Endurance”.