Responsável pelo Anexo do Buriti e diversos imóveis próprios do Governo, a Secretaria dá exemplo no quesito conscientização dos colaboradores
Cada gota vale muito! Baseada no slogan da campanha de Uso Consciente da Água nos Órgãos Públicos, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) trabalha para conscientizar os servidores do Anexo do Palácio do Buriti e das unidades externas da pasta sobre a importância de economizar água. Com orientações básicas para os prestadores de serviço e novas rotinas implementadas, além de ações de comunicação e conscientização, a pasta economizou mais de 43% entre outubro de 2016 e agosto de 2017, em comparação ao mesmo período de 2015.
Desde a publicação do Decreto nº 37.644, de 20 de setembro de 2016, que institui a política de redução de consumo de água pelos órgãos e entidades da administração pública, a secretaria vem realizando ações simples, e sem custos para os cofres públicos, com essa finalidade. Essa significativa redução, é fruto do esforço não só da Seplag, mas das demais nove secretarias que utilizam os ambientes do Anexo do Buriti, administrado pela secretaria e que recebe cerca de 2 mil visitantes por dia.
A Coordenação de Gestão de Próprios – setor responsável pela administração do Anexo do Buriti e demais imóveis da Seplag – passou a realizar leituras do hidrômetro duas vezes por dia, às 8h e às 20h, com isso foi possível acompanhar a regularidade do consumo de água e identificar rapidamente possíveis vazamentos. Esta ação é complementada com vistorias diárias de caça-vazamentos, realizada em parceria com os colaboradores da limpeza e bombeiro civil.
Para evitar vazamentos, as válvulas de algumas descargas e torneiras do prédio foram trocadas por aparelhos novos. Está sendo elaborado um projeto básico para que todos os equipamentos do Anexo sejam trocados por modelos mais modernos e econômicos.
Tanto no Anexo quanto nas outras unidades da Seplag, como o Departamento de Transporte por exemplo, os profissionais de serviços gerais foram orientados a utilizar apenas panos úmidos e baldes com água para a limpeza das vidraças e do piso, que antes era feita com mangueira. A parte externa dos edifícios seguiu a mesma orientação de redução do consumo de água.
Conheça as ações da Seplag:
– Leitura do hidrômetro duas vezes por dia para acompanhar a regularidade do consumo de água – às 8h e às 20h – para identificar possíveis vazamentos e realizar os reparos imediatamente.
– Vistorias diárias de caça-vazamentos em parceria com os colaboradores da limpeza e bombeiros civis;
– Orientação para prestadores de serviço para uso consciente da água;
– Lavagem dos pisos do Anexo e da Gestão de Frota ficam suspensas nos dias de racionamento;
– Lavagem dos vidros da fachada do anexo, que era feita com mangueiras, passou a ser feita com baldes;
-ROAC: a Residência Oficial de Águas Claras criou um sistema de captação de água da chuva, e utiliza a água para lavar os carros oficiais;
– Lavagem das áreas comuns e salas do Setor de Gestão de Frotas e do Anexo do Buriti é feita com baldes;
– Vistoria nas válvulas de descarga e nas torneiras dos órgãos da Seplag com defeito para troca;
– Projeto básico para licitar e trocar as válvulas e torneiras por equipamentos mais modernos e econômicos;
Campanha
O caso de sucesso da Seplag é parte da campanha “Desafio Pingo de Consciência – Cada gota vale muito”, lançada pela Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais em agosto. O objetivo é promover e ampliar a conscientização entre os funcionários da Administração Direta e Indireta do DF em relação à necessária e imediata diminuição do consumo de água em órgãos públicos.
A meta mínima é uma diminuição de 10% do consumo em relação ao mesmo período de 2015 em todos os órgãos, conforme disposto no Decreto nº 37.644/2016. Em dados globais, a economia de água no mês de julho de 2017 foi de aproximadamente 17% em relação ao mesmo período de 2015.