Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/03/13 às 17h17 - Atualizado em 29/10/18 às 15h46

Secretária de Transparência e Controle do DF, Vânia Vieira, participa da 6ª Reunião Técnica do Conaci

COMPARTILHAR

 

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) realizou, nos dias 21 e 22 de março, a sua 6ª Reunião Técnica, no Hotel Meridiano – Maceió, com o objetivo de debater assuntos administrativos do Conselho e discutir programas e projetos de interesse dos órgãos de Controle Interno de todos os Estados e Municípios filiados.

O encontro teve início com a palestra proferida pela Secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico do Estado de Alagoas, Poliana Santana, sobre o programa “Alagoas Tem Pressa”. O Estado tem trabalhado em torno de projetos estruturantes, visando impulsionar programas sociais de médio e curto prazos, atrair investimentos e fomentar o crescimento com a participação efetiva do controle interno no acompanhamento e no monitoramento das metas. Posteriormente, a Controladora Geral de Alagoas, Rosa Maria Barros Tenório, apresentou o projeto “Matriz de Risco para Acompanhamento e Avaliação de Auditorias”. Um trabalho desenvolvido para identificar assuntos problemáticos nos órgãos administrativos do governo.

A Secretária de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal, Vânia Vieira, coordenou o painel de apresentação, pela Controladoria-Geral da União, do Programa Brasil Transparente, que tem por objetivo apoiar a implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelos estados e municípios, o incremento da transparência pública e a adoção de medidas de governo aberto.

Foram apresentados e discutidos também os resultados de pesquisa realizada pelo CONACI para avaliar o estágio de implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) nos estados, bem como diagnóstico sobre estrutura, competências e recursos humanos dos órgãos estaduais de controle interno.

O evento também contou com a apresentação da coordenadora de Auditoria Setorial e presidente da Associação de Controle Interno do Rio Grande do Sul, Suzana Fagundes Garcia, sobre o Programa Minerva – uma oportunidade de qualificação dos servidores públicos brasileiros na George WashingtonUniversity (Estados Unidos), que proporciona palestras, conferências, painéis e visitas a instituições governamentais e privadas.

Para a Secretária Vânia Vieira, o Conaci tem servido como importante fórum para o debate sobre avanços e desafios dos órgãos de controle interno brasileiros e para o compartilhamento de experiências e boas práticas.

Confira mais informações sobre o assunto no sítio do Conaci: http://conaci.org.br/