Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/11/13 às 18h02 - Atualizado em 29/10/18 às 15h46

Representante da STC participa de reunião sobre a Copa no MT

COMPARTILHAR

Realizado em Cuiabá, a 13ª Reunião da Câmara Nacional de Transparência reuniu representantes das 12 cidades-sede do Mundial de 2014

Sob a coordenação da Controladoria-Geral da União (CGU), Advocacia-Geral da União (AGU) e Ministério do Esporte, representantes das 12 cidades-sede e órgãos de controle do estado de Mato Grosso se reuniram para discutir ações de fomento à transparência para a realização do maior evento esportivo do planeta.

Dentre essas ações destacam-se o aprimoramento da interação com órgãos de controle e instituições da sociedade civil organizada, o acompanhamento e monitoramento das entidades envolvidas na execução de ações voltadas para a Copa de 2014 e a busca por estímulos que envolvam a sociedade no acompanhamento dos preparativos para o Mundial.

Representante do Distrito Federal no evento, Edilson Felipe Vasconcelos, diretor de Transparência da Subsecretaria de Transparência e Prevenção à Corrupção (SUTPC), unidade vinculada à Secretaria de Transparência e Controle do DF (STC), ratifica a importância de incentivos à participação da sociedade na fiscalização das ações governamentais. “Isso demonstra que, dentre as ações de fomento à transparência na Copa 2014, o Distrito Federal está no caminho certo buscando disponibilizar as informações para o cidadão de forma proativa, ou seja, conceder o acesso imediato à informação disponível”.

Paulo Fernandes, coordenador da Câmara Temática de Transparência da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de Mato Grosso (Secopa-MT), acredita que a experiência das demais cidades anfitriãs durante a Copa das Confederações é fundamental para estimular a participação da população local e com isso melhorar o nível de transparência das ações desenvolvidas para a Copa em Cuiabá.

O promotor Alexandre Guedes, representante do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE/MT), juntamente com o coordenador da Câmara Temática, Paulo Fernandes, expuseram as atividades desenvolvidas para promover o acompanhamento em tempo real das ações voltadas para a Copa, que trarão para o dia a dia da população o exercício da fiscalização do setor público.

Proteção de Marcas e Patentes na Copa 2014; Sistema de Ouvidoria; Regulamentação da Lei de Acesso à Informação em Mato Grosso e Definição das Ações da Câmara Temática de Transparência para 2014 foram também temas tratados neste encontro, além da visita técnica à Arena Pantanal, palco de quatro partidas do Mundial.

“Nós não medimos esforços para consolidar e mostrar para a sociedade o que estamos fazendo aqui no Estado. Fico muito feliz em receber na Secopa o evento da Câmara Temática Nacional e mostrar que a prática da transparência é diária em nosso trabalho”, enfatiza o secretário extraordinário da Secopa-MT, Maurício Guimarães.

Com informações da Secopa-MT