Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/10/16 às 19h42 - Atualizado em 29/10/18 às 15h39

Ouvidoria Itinerante estará no Mutirão da Cidadania, em Samambaia

COMPARTILHAR

Evento, programado para o dia 22 de outubro, próximo sábado, levará à comunidade serviços públicos, brincadeiras, esporte e cultura.

 

Um dia inteiro dedicado a oferecer à população serviços públicos e a divulgar informações de incentivo à atuação cidadã consciente. No sábado (22), das 9 às 17 horas, o Centro de Ensino Fundamental 411, em Samambaia Norte, sediará o Mutirão da Cidadania. Durante o evento, serão prestados à comunidade atendimentos de consultas médicas e odontológicas, orientação jurídica e psicológica, além de acesso direto a órgãos como DFTrans, INSS, CEB, Detran, Procon, Caesb, Conselho Tutelar e Defensoria Pública.

 

“O objetivo do mutirão é beneficiar a comunidade escolhida para a ação, disponibilizando uma grande variedade serviços e informações que favoreçam e incentivem o exercício da cidadania. Foram estabelecidas inúmeras parcerias com entes governamentais e também da iniciativa privada, visando promover um evento enriquecedor para a população, tratando de empreendedorismo, prevenção às drogas, finanças pessoais e ecologia, além de oferecer atividades de lazer, esporte e cultura aos participantes”, explica o secretário de Justiça e Cidadania, Marcelo Lima.

 

Entre os destaques da programação do Mutirão da Cidadania, no período da manhã, está a apresentação da peça teatral “Aprendendo a dizer não”, que utiliza fantoches para alertar a criançada contra o risco das drogas, além da orientação sobre uso racional da água e a oficina de gestão de resíduos, com ênfase na reciclagem. À tarde, o evento prossegue com diversas atrações musicais, exposição de helicópteros e curso de desenho expandido.

 

“O evento tem estrutura dinâmica, com diversos atendimentos ocorrendo simultaneamente durante todo o dia, enquanto em diferentes pontos da escola haverá apresentações com horário definido, desde atrações culturais até orientações de caráter profissional”, esclarece Marcelo Lima.

 

OUVIDORIA ITINERANTE

Em consonância com o Plano Estratégico 2016-2019 da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), a Ouvidoria-Geral lançou o Programa de Ouvidoria Itinerante Ouve Brasília, com o propósito de fomentar o papel e o serviço de ouvidoria, canal pelo qual o cidadão pode participar diretamente das políticas públicas, manifestando suas reclamações, sugestões, elogios e solicitações de serviços.

 

A iniciativa consiste em facilitar o acesso do cidadão ao serviço de ouvidoria, utilizando-se de oportunidades de contato proporcionadas por eventos públicos.

 

No Mutirão da Cidadania poderão ser registradas manifestações sobre qualquer assunto do Governo de Brasília.

 

Confira as Ouvidorias que estarão presentes: 

  • Caesb
  • Ceb
  • Novacap
  • Secretaria de Justiça e Cidadania
  • Secretaria de Educação

PROGRAMAÇÃO

9 horas – Abertura com a banda do Corpo de Bombeiros Militar do DF 9h45 – Teatro de fantoches – “Aprendendo a dizer não”

10 horas – Cia de Dança Over Blass (hip hop) 10h30 – Palestra sobre finanças pessoais

10h45 – Orientação de empreendedorismo (Sebrae)

11 horas – Orientação sobre uso racional da água e oficina de gestão de resíduos, com ênfase na reciclagem

14 horas – Oficina de desenho expandido / Geografia do Atopos

14h30 – Exposição de helicópteros

15 horas – Enio Lima e Gustavo Neto (dupla sertaneja)

16 horas – Rodrigo Bezerra (jazz/MPB)

16h30 – Orlando Ribeiro (MPB)

17 horas – Teatro de fantoches – “Aprendendo a dizer não”