Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/04/14 às 18h44 - Atualizado em 29/10/18 às 15h16

Ouvidoria-Geral registra 1.235 atendimentos no “GDF Junto de Você”

COMPARTILHAR

Moradores do Recanto das Emas obtiveram orientações e serviços, além de participar de oficinas de capacitação

Na última sexta-feira, 11, foi realizada a 8ª edição do “GDF Junto de Você”, uma iniciativa do GDF que tem como objetivo levar às regiões administrativas os principais serviços oferecidos pelas secretarias, empresas e órgãos públicos para atender, de forma rápida e eficaz, as demandas da população. Com isso, os moradores locais se aproximam do poder público.

OUVIDORIA-GERAL – A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Secretaria de Transparência e Controle do DF (STC), participou, até aqui, de todas as oito edições do projeto “GDF Junto de Você”, se apresentando ao cidadão como um órgão do Governo que se dispõe a ouvi-lo, orientá-lo quanto aos seus direitos e encaminhar suas solicitações. Essas apresentações sempre tiveram a participação das Ouvidorias Especializadas.

A OGDF esteve com um estande montado durante todo o último final de semana para explicação do funcionamento do órgão e orientações e, em parceria com a Ouvidoria Especializada da Administração anfitriã, Recanto das Emas, no atendimento nos guichês para registro de manifestações (reclamação, informação, elogio ou sugestão). Além do Recanto das Emas, dez Ouvidorias Especializadas também estiveram presentes. No total 15 servidores de Ouvidorias participaram do evento.

Durante os três dias do Evento foram registrados 1.235 atendimentos pela Ouvidoria-Geral. Nos guichês de atendimento ao cidadão instalados sob a arena, 79 manifestações foram registradas. Desse total 43 foram solicitações de algum serviço e 22 foram reclamações. Os guichês receberam, ainda, oito manifestações de elogio, quatro de denúncia, uma sugestão e uma informação.

“Foi uma grata surpresa a presença de tantas pessoas da comunidade no ‘GDF Junto de Você’ – Recanto das Emas. A Ouvidoria recebeu neste evento a visita de mais de mil cidadãos à procura de informação e orientação. Os moradores do Recanto das Emas conheceram e utilizaram nossos serviços que, com certeza, darão ao Governo condições de desenvolver políticas públicas voltadas para melhorias naquela cidade. O Governo escuta o cidadão, principalmente quanto às suas necessidades, e a partir daí ele toma decisões em benefício da comunidade”, frisou a Ouvidora-Geral Vera Lúcia Coelho.

A Ouvidoria-Geral estará presente em mais quatro edições do ‘GDF Junto de Você’ buscando atender à população e também conscientizá-la sobre a importância de acionar a OGDF.

PROJETO – O “GDF Junto de Você” tem o objetivo de manter contato direto com a sociedade, prestando contas e ouvindo a população local, além de permitir, entre outros, o acesso rápido às ouvidorias, atendimento médico e odontológico, serviços do Na Hora, atendimento do Procon e do BRB, além de realizar inscrições em programas sociais.

Entre os serviços à população são destacados a “Carreta da Mulher”, unidades móveis de oftalmologia e de odontologia, aferição de pressão, orientação jurídica e psicológica, atendimento social ao idoso e distribuição de mudas e plantas nativas.

A programação inclui, ainda, reuniões com lideranças locais, encontros com conselheiros da cidade e uma variada oferta de atividades esportivas e culturais, como a realização de oficinas. A participação dos cidadãos é gratuita.

RECANTO DAS EMAS – Nesta edição, que ocorreu na Regional Administrativa do Recanto das Emas, foram entregues pela Sedhab em torno de 180 escrituras aos moradores que ainda não têm o documento definitivo de suas casas. O Governador Agnelo Queiroz também assinou um decreto para a criação do novo assentamento rural “10 de Junho”.