14/03/14 às 19h17 - Atualizado em 29/10/18 às 15h39

Ouvidoria Geral do DF presta atendimento no GDF Junto de Você

Doze ouvidorias especializadas foram levadas à Praça de Serviços montada na sede Administração Regional de Riacho Fundo I

Os cidadãos de Riacho Fundo I e Núcleo Bandeirante poderão conhecer mais de perto o trabalho da Ouvidoria Geral do Distrito Federal (OGDF) durante este fim de semana. O órgão participa da primeira edição do “GDF Junto de Você” em 2014, que começou nesta sexta, 14 (data em que também se comemora o aniversário de 24 anos de Riacho Fundo I), e vai até domingo, 16.

Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo levar os serviços de diversos órgãos do GDF para as duas comunidades, aproximando-as ainda mais da Administração Pública. A Praça de Serviços está instalada na sede Administração Regional do Riacho Fundo I.

Para esta edição, de acordo com a Ouvidora Geral do GDF, Vera Lúcia Coelho, foram levadas 12 ouvidorias especializadas (atualmente, a rede possui 104 ouvidorias), além das unidades das administrações regionais de Riacho Fundo I e Núcleo Bandeirante.

A atuação da OGDF, órgão da Secretaria de Transparência e Controle do DF (STC), divide-se em uma central de atendimento e no estande – que foi estrategicamente posicionado logo na entrada da Praça de Serviços.

Durante os três dias de evento, será possível registrar qualquer manifestação, independentemente de o órgão citado ter montado estande no “GDF Junto de Você”. “Estamos preparados para dar o mesmo encaminhamento que damos quando a pessoa contata a ouvidoria por telefone, internet ou pessoalmente. A nossa presença aqui também leva ao cidadão o conhecimento da existência do Ouvidor, cujo Dia Nacional é comemorado no domingo, 16”, afirma a Ouvidora do GDF, Vera Lúcia Coelho.

ABERTURA – Na solenidade que marcou o início da programação, o Governador Agnelo Queiroz parabenizou a regional de Riacho Fundo pelos 24 anos de fundação, afirmando que a regional se destaca por ser “jovem e próspera”.

“Trouxemos toda a equipe de governo para ouvir a população e aperfeiçoar nossa gestão”, anunciou Agnelo. O governador ressaltou que os órgãos do GDF estarão à disposição dos cidadãos durante todo o fim de semana, período em que questões importantes para a cidade também serão tratadas.

Ele fez o anúncio de diversas obras, reformas e inaugurações nas duas comunidades atendidas.

“Nossa prioridade é cuidar do nosso povo, por isso é uma alegria estar aqui hoje. O nosso governo é corajoso e trabalha com dedicação incansável; é um governo que resgatou a credibilidade do Distrito Federal. Fizemos mudanças radicais em muito pouco tempo e é graças a esse esforço coletivo que estamos coletando os resultados que queremos”, afirmou o governador.

O vice-governador Tadeu Filipelli também frisou a importância desse contato mais próximo entre o GDF e a população. Ele disse que ouvir os cidadãos é essencial para que o governo acerte nas políticas públicas. “A gente queria que os acertos fossem mais rápidos, mas estamos aqui para ouvir e participar da comunidade. Essa é a forma de governar, de um governo realizador que veio para mudar e mudou o Distrito Federal”, disse.

SERVIÇOS – Durante o “GDF Junto de Você”, os cidadãos terão acesso a uma gama de serviços públicos como os oferecidos pela “Carreta da Mulher”, unidades móveis de Oftalmologia e de Odontologia, aferição de pressão, orientação jurídica, psicológica e atendimento social ao idoso, distribuição de mudas e plantas nativas, orientação jurídica em qualquer área – prestada pela Defensoria Pública – além de informações sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Quem comparecer à Praça de Serviços também poderá emitir a primeira ou a segunda via da Carteira de Trabalho e certidões, como a de quitação eleitoral, de crimes eleitorais, negativa militar, nada consta Civil e Criminal da Justiça Federal e ver como anda o andamento do pedido do CPF.

Além dos serviços, o “GDF Junto de Você” também tem uma programação cultural extensa, e nesta edição terá atrações como a Banda Soatá e a cantora Ellen Oléria.

Leia também...