Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/03/18 às 15h12 - Atualizado em 12/04/18 às 16h12

Iniciativas da Controladoria-Geral do DF são apresentadas para Agência Brasileira de Cooperação

COMPARTILHAR

 

CGDF disponibiliza boas práticas visando compartilhamento com outros países

 

Equipe de servidores da Controladoria-Geral do DF esteve na Agência Brasileira de Cooperação, nesta segunda-feira (26.03), e apresentou nove projetos implementados no órgão.

 

A chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos da CGDF, Carina Emi Ohara, explicou que o órgão tem um modelo de gestão voltado para resultados e a aproximação com a Agência tem o objetivo de disponibilizar as iniciativas para o governo brasileiro com a perspectiva de que sejam compartilhadas com países que buscam projetos focados na melhoria e aperfeiçoamento de políticas públicas de controle e transparência.

 

Controladoria na Escola, Gestão de Riscos, modelo IA-CM, Projeto Vida e Bem-Estar, Carta de Serviços, Sistema Informatizado de Ouvidoria, índice de Transparência Ativa e instrumentos de transparência (Portal da Transparência, Siga Brasília, Portal de Dados Abertos e Painéis Digitais de Transparência) foram as iniciativas apresentadas.

 

“É bom ouvir notícias de boas práticas. Vocês deram um passo à frente aos se fazerem conhecidos”, disse a servidora da Coordenação-Geral de Cooperação Técnica com os países de Língua Portuguesa, Ana Teles.

 

Também estavam presentes na reunião representantes da Coordenação-Geral de Cooperação Técnica da África, Ásia e Oceania; da Coordenação-Geral de Cooperação Técnica da América Latina, Caribe e Europa Oriental; e o chefe da unidade de cooperação técnica da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Cícero Lima, que coordena a carteira de projetos de cooperação técnica internacional do Governo de Brasília.

 

Vinculada à estrutura do Ministério das Relações Exteriores, a ABC tem como atribuição negociar, coordenar, implementar e acompanhar os programas e projetos brasileiros de cooperação técnica, executados com base nos acordos firmados pelo Brasil com outros países e organismos internacionais.

 

Retrospectiva

No dia 22 de fevereiro deste ano a CDGF fez a primeira visita à ABC. O controlador-geral do DF, Henrique Moraes Ziller, esteve com a ministra Andrea Saldanha da Gama Watson e apresentou as boas práticas para compartilhamento por meio de acordos de cooperação.

 

Andrea Watson informou que a Agência é acionada por governos de outros países em busca de projetos que contribuam para a eficiência da gestão pública e a iniciativa de a CGDF oferecer boas práticas é muito interessante, pois a “expertise pode ajudar muitos países”.