Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/12/16 às 17h14 - Atualizado em 29/10/18 às 15h35

Governo apresenta novo portal da transparência

COMPARTILHAR

Desenvolvido pela Controladoria-Geral do DF, site traz gráficos detalhados de gastos e arrecadação do Executivo, georreferenciamento das administrações regionais e extrato anual do contracheque dos servidores

 

Gráficos detalhados de gastos e arrecadação do governo de Brasília. Georreferenciamento de todas as administrações regionais. Detalhamento dos valores pagos, empenhados e liquidados. Extrato anual do contracheque de 214.774 servidores. Essas são algumas das novidades do novo portal da transparência, desenvolvido pela Controladoria-Geral do Distrito Federal e lançado oficialmente pelo governador Rodrigo Rollemberg no Palácio do Buriti nesta quinta-feira (9), Dia Internacional de Combate à Corrupção.

 

Logo na página inicial do portal, há três botões. O primeiro explicita os gastos e a arrecadação da administração pública; o segundo apresenta a situação de cada administração regional, com a possibilidade de fazer consultas filtradas; e o terceiro mostra painéis de transparência. Esses últimos ficarão expostos na Rodoviária do Plano Piloto, para a população ver onde é aplicado o dinheiro pago com impostos e taxas, o que era uma promessa de campanha do governador.

 

Rollemberg classificou a transparência como elemento importante no combate à corrupção e destacou a facilidade de navegação no portal. “A transparência permite a participação da população e dá a ela a percepção de onde estão sendo colocados os recursos públicos”, disse. “O portal tem todo tipo de informação, como de onde vêm as receitas e quais são os maiores gastos.”

 

“O portal traz dois principais avanços: a qualidade da informação, com vários gráficos que detalham as despesas; e a navegabilidade, pois com dois cliques se chega ao mesmo lugar onde antes eram necessários dez movimentos”, resumiu o controlador-geral do DF, Henrique Ziller.

 

Para o subcontrolador de Transparência e Controle Social, da Controladoria-Geral, Diego Ramalho Freitas, o novo visual está mais agradável e mais simples e é um avanço na transparência. “Antes, para chegar aos números dos gráficos, eram necessárias várias consultas e saber usar Excel. Agora eles estão lá para todo mundo ver.” Segundo Freitas, a mudança do leiaute foi resultado de sugestões de uma maratona com estudantes em dezembro de 2015.

 

Semana de combate à corrupção e índice de transparência ativa

Para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado nesta sexta-feira, a Controladoria-Geral promoveu nesta semana uma série de atividades. Na quarta-feira (7), o destaque ficou com a divulgação do ranking de transparência ativa (quanto a entidade fornece a informação) dos órgãos governamentais. Pelo levantamento, a Casa Civil, as secretarias de Mobilidade e de Infraestrutura e Serviços Públicos, além da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), atingiram 100% de transparência.

 

A programação termina no sábado (10), a partir das 13 horas, com a participação em um evento do Picnik, projeto que reúne moda, gastronomia, música e outras atrações em áreas públicas da cidade. Será na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano. A controladoria levará informações sobre o tema combate à corrupção.