Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/11/14 às 19h35 - Atualizado em 29/10/18 às 15h35

Futuro Secretário de Transparência do Maranhão visita STC DF

COMPARTILHAR

O objetivo do encontro foi criar uma parceria entre as secretarias uma vez que a pasta do Maranhão terá uma estrutura semelhante a do DF

 

Esteve reunido com o Secretário de Transparência e Controle do DF, Mauro Noleto e com o Secretário Adjunto, Murillo Gameiro, na manhã desta quarta, 12, o futuro secretário de transparência e controle do Maranhão, Rodrigo Lago.

 

Rodrigo Lago veio conhecer a estrutura da STC-DF e da Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo da visita foi criar uma parceria entre as secretarias uma vez que a STC Maranhão terá uma estrutura semelhante a da STC-DF.

 

Para Mauro Noleto, a criação de uma nova Secretaria de Transparência e Controle mostra que uma mudança cultural já está sendo feita. “A transparência é um caminho sem volta. Estamos fazendo parte de uma mudança histórica no Brasil e no mundo visto que transparência governamental é uma pauta nova praticamente no mundo todo. Temos recebido visitas aqui na STC de pessoas de outros estados e de outros países, que estão começando a implementar transparência e controle interno e que estão interessados em conhecer nosso modelo porque vem apresentando ótimos resultados”, afirmou Mauro Noleto.

 

Complementando, Murillo Gameiro, Secretário Adjunto, lembrou que no DF “a imprensa e os cidadãos e cidadãs de Brasília conhecem a STC e sabem que somos uma referência em controle interno e transparência, conforme constatado pela recente pesquisa da FGV, que colocou o Executivo do DF no ranking de atendimentos da Lei de Acesso à Informação (LAI) como muito acima da média: 92% de respostas”.

 

PESQUISA FGV RJ – A Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV RJ) recentemente divulgou uma pesquisa sobre transparência cujos resultados foram muito favoráveis para o DF. Foi avaliado o desempenho de 138 órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

 

O DF teve maior taxa de resposta: 81%. Dos 59 pedidos, 48 foram atendidos. O DF também se destacou pela simplificação do processo de envio de pedidos pelos cidadãos, com a criação do Sistema Eletrônico de Acesso à Informação (e-SIC), que permite o envio direto pela internet.

 

SECRETARIA DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE DO MARANHÃO – Indicado pelo governador eleito do Maranhão, Flávio Dino, o advogado Rodrigo Lago estará à frente da Secretaria de Transparência e Controle do Maranhão, pasta que será criada na próxima gestão governamental.

 

Rodrigo Lago é advogado há 12 anos, com formação em direito constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Faz parte do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). É diretor-geral da Escola Superior de Advocacia do Maranhão (ESA-OAB-MA).

 

“O diálogo com órgãos congêneres de outras Unidades da Federação e com a CGU é importante nessa fase, para auxiliar no desenho do novo órgão na estrutura do Maranhão. E o modelo do Distrito Federal certamente é referência na área”, declarou Rodrigo Lago.