Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/18 às 14h05 - Atualizado em 29/10/18 às 15h34

Experiência da CGDF na Indonésia será apresentada no Rio Grande do Sul

COMPARTILHAR

 

 

Palestra será no Seminário de Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança

 

Depois de apresentada na III Semana de Capacitação e Aperfeiçoamento Técnico em Controle Interno da Controladoria-Geral do DF em maio, a experiência de delegação brasileira à Indonésia será tema de palestra no “Seminário de Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança”, em Porto Alegre/RS.

 

O evento acontece dia 25 de maio, no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, e contará com duas palestras ministradas pela controladora-geral adjunta da CGDF, Liane Angoti – “COSO e as 3 Linhas de Defesa” e “Modelo IA-CM: uma experiência de conhecimento no Governo da Indonésia”.

 

Em sua apresentação, Angoti mostrará que o objetivo da visita técnica à Indonésia foi alcançado, pois foi possível comprovar que a adoção do modelo IA-CM naquele país é um verdadeiro instrumento de governança e contribuiu sobremaneira para aumentar a capacidade do órgão de controle interno e assim da função de auditoria interna.

 

Também, a palestra destacará as boas práticas de governança adotadas naquele país, fruto da adoção do modelo, que é uma diretriz nacional e envolve um ambiente de governo que compreende a importância do órgão de controle e da função da auditoria interna, em sua essência.

 

De acordo com a controladora adjunta, hoje, na Indonésia, o órgão de controle interno é considerado um verdadeiro parceiro estratégico da gestão.

 

A palestra no seminário em Porto Alegre está inserida no planejamento de disseminação dos conhecimentos obtidos pela delegação brasileira na visita à Indonésia com apoio do CONACI, que planeja a divulgação desses resultados também na próxima reunião técnica a ser realizada no mês de junho, com a presença dos demais membros.

 

O seminário de Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança é promovido pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE/RS), Controladoria Geral do Município de Porto Alegre (CGM/POA) e Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) e conta com apoio do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), do Conselho Federal de Contabilidade – (CFC) e do Banco Mundial.

 

Para se inscrever, acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem do TCE-RS ou clique aqui.

 

Leia também...