Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/08/12 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h33

Embaixada dos EUA visita STC-DF

COMPARTILHAR

No dia 30 de julho, o Secretário de Transparência, Carlos Higino Ribeiro de Alencar – acompanhado do Secretário-Adjunto, Dionísio Carvallhêdo Barbosa e da Subsecretária de Transparência, Claudia Taya – recebeu uma comitiva da Embaixada dos Estados Unidos. O diplomata Kurt Holmgren (Segundo Secretário), a Conselheira Política Socorro Leal e a Agente Política Laura Eddy visitaram a Secretaria de Transparência e Controle do DF para conhecer a política de transparência do Governo do Distrito Federal e entender o funcionamento do portal. A visita faz parte da política de Parceria de Governo Aberto – OGP.

O termo OGP, do inglês: Open Government Partnership representa uma nova iniciativa internacional, que teve início em julho de 2011, com o objetivo de assegurar compromissos concretos por parte de governos internacionais, em parceria com a sociedade civil, para promover a transparência, aumentar a participação cívica, combater a corrupção e aproveitar as novas tecnologias para tornar os governos mais transparentes, eficazes e responsáveis.

O governo aberto também tem sido um veículo para promover a inovação e o crescimento econômico. Ao liberar milhares de dados do governo, muitos países têm construído indústrias inteiramente novas e economizado bilhões de dólares, aproveitando o conhecimento, os recursos e o conhecimento especializado do setor privado para ajudar a criar novos aplicativos e sistemas operacionais que estão mudando a forma dos governos de fazer negócios.

No espírito de colaboração múltipla dos membros, o OGP será supervisionado por um comitê de direção que inclui membros de diversas organizações governamentais e da sociedade civil e será co-presidido pelo Brasil e os Estados Unidos no primeiro ano de sua vigência.

 

Acesse as matérias relacionadas ao assunto, clicando nos links abaixo:

 Controladoria-Geral da União: 

http://portuguese.brazil.usembassy.gov/governoaberto.html 

http://portuguese.brazil.usembassy.gov/transparenciagovpt.html

Leia também...