Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
12/06/19 às 16h52 - Atualizado em 14/12/22 às 13h22

Dados Abertos

 

O QUE SÃO DADOS ABERTOS?
Segundo a Fundação do Conhecimento Aberto (Open Knowledge Foundation – OKF): “dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito a, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesma licença”.
Saiba mais sobre Dados Abertos. Clique aqui.

 

O QUE É O DADOS.DF.GOV.BR?
O Portal de Dados Abertos do Distrito Federal é a ferramenta disponibilizada pelo governo para que todos possam encontrar e utilizar os dados e as informações públicas sobre diversos temas em formato bruto e aberto. Ele é um serviço simplificado que organiza e padroniza o acesso aos dados públicos, primando pelo reuso desses dados e o uso de tecnologias modernas.

Funciona como um grande catálogo que facilita a busca e uso de dados publicados pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Distrital, permitindo sua reutilização em aplicações digitais desenvolvidas pela sociedade.

 

O portal preza pela simplicidade e organização para que você possa encontrar facilmente os dados e informações que precisa. Também tem o objetivo de promover a interlocução entre atores da sociedade com o governo, para pensar na melhor forma de utilização em benefício da sociedade.

 

O objetivo e o conteúdo do Portal de Dados Abertos diferem do Portal da Transparência do Distrito Federal, que disponibiliza informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira do Governo do Distrito Federal, com o objetivo de aumentar o controle social sobre as despesas e receitas do governo.

 

O QUE DADOS ABERTOS TEM A VER COM VOCÊ?
O acesso à informação é um direito previsto na Constituição Federal e compreende, entre outros, o direito de obter informação primária, íntegra, autêntica e atualizada.

 

Um dos aspectos previstos na Lei Distrital de Acesso à Informação – LAI/DF, nº 4.990/2012, é a adoção de meios eletrônicos para a disponibilização de dados públicos, que devem ser publicados de forma que facilite sua reutilização e que permita o acesso simplificado para os seus usuários, permitindo que a sociedade desenvolva aplicativos digitais com essas informações.

 

A abertura de dados governamentais promove a atuação conjunta entre indivíduos, organizações e a administração pública, produzindo algo de valor para a sociedade, seja para aumentar a transparência, facilitar a prestação de contas, melhorar a qualidade dos serviços públicos, como também para a criação de empregos.

 

POR QUE ESTAMOS FAZENDO ISSO?
Em 12 de dezembro de 2012 foi sancionada a Lei Distrital de Acesso à Informação – LAI (Lei 4.990/2012) que regula o acesso a dados e informações dos órgãos públicos. A LAI constitui um marco para a democratização da informação pública, e preconiza, dentre outros requisitos técnicos, que a informação solicitada pelo cidadão deve seguir critérios tecnológicos alinhados com as “3 leis de dados abertos”:
– Se o dado não pode ser encontrado e indexado na Web, ele não existe;
– Se não estiver aberto e disponível em formato compreensível por máquina, ele não pode ser reaproveitado;
– Se algum dispositivo legal não permitir sua replicação, ele não é útil.
– Sendo assim, o Portal de Dados Abertos do Distrito Federal é a ferramenta utilizada pelo governo para centralizar a busca e o acesso dos dados e informações dos órgãos públicos, visando o contínuo aprimoramento da transparência na gestão.

Governo do Distrito Federal