Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/17 às 14h23 - Atualizado em 29/10/18 às 13h27

Controladoria-Geral do DF promove curso de mediação de conflitos para ouvidores

COMPARTILHAR

50 servidores de diferentes órgãos participaram do treinamento

 

Visando capacitar os novos ouvidores e servidores que atuam em ouvidoria para realizar a gestão de conflitos, a Controladoria-Geral do DF realizou o curso “Mediação de Conflitos em Ambiente de Ouvidoria”, na Escola de Governo do DF. A iniciativa foi uma parceria da Ouvidoria-Geral do DF e da Subcontroladoria de Correição Administrativa da CGDF.

 

A mediação de conflitos no ambiente de ouvidoria foi instituída por conta da Instrução Normativa CGDF nº 01/2017 e da Lei Federal nº 13.460/2017, nas quais é evidenciada a necessidade de gerir conflitos entre Estado e cidadão no ambiente de ouvidoria. Por se tratar de uma nova competência no escopo de atuação das ouvidorias do Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO-DF, foi promovido o treinamento para os servidores que atuam nesse contexto.

 

O curso teve como instrutores os servidores Michelle Heringer, da SUCOR, e Roberson Olivieri, da Ouvidoria-Geral.

 

Michelle falou dos conceitos básicos, normativos e procedimentos atuais para resolução consensual de conflitos entre servidores. Roberson direcionou os aspectos conceituais para a identificação de conflitos nas demandas de ouvidoria.

 

Uma aula foi dedicada ao tema “comunicação não violenta”, e no último dia foram feitas atividades práticas.