Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/02/16 às 17h07 - Atualizado em 29/10/18 às 15h15

Controladoria-Geral do DF levará ética e cidadania às escolas do Distrito Federal

COMPARTILHAR

Como parceira no Programa da Controladoria-Geral da União, a ideia é disseminar esses valores às crianças de forma lúdica

 

UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA! Este é o nome do Programa que pretende formar crianças mais fortalecidas e responsáveis socialmente. Equipes da Controladoria-Geral do DF, Controladoria-Geral da União, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e a Secretaria de Educação do DF, envolvidos no Projeto, estiveram reunidos, nesta quinta-feira, 04, na CGDF, para discutirem sobre as ações e a parceria firmada entre eles.

 

Aprender brincando! É dessa forma que os sortudos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas do DF serão contemplados com palestras e todo o material interativo, como cartilhas e gibis, da Turma da Mônica, sobre temas importantes como o respeito à diversidade, a responsabilidade cidadã, participação social, autoestima, democracia, interesse pelo bem-estar coletivo e prevenção ao envolvimento em situações de violências e criminalidades. Foram recomendadas 93 Escolas Públicas do DF, por serem mais vulneráveis socialmente à ocorrência de violências e crimes.

 

O Programa consiste em uma parceria firmada entre a CGU e o Instituto Maurício de Souza e a intenção é envolver não apenas os estudantes, como também os professores, as famílias e as comunidades, em questões sobre o desenvolvimento interpessoal do aluno e a organização da sociedade. Os professores farão um curso oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP – para se capacitarem sobre o assunto.

De acordo com o Subcontrolador de Transparência e Controle Social da Controladoria-Geral do DF, Diego Ramalho Freitas, o papel da CGDF é organizar o Programa nas escolas em parceria com a Secretaria de Educação e Ministério Público do Distrito Federal, incentivando os participantes e monitorando o andamento das ações e os resultados. Ele defende a importância do tema para a boa estruturação de uma  sociedade, começando pelas crianças.  “Esse material desenvolvido pela CGU é lúdico e interativo, pensado para criança, e trata de um assunto que a Controladoria Geral do DF defende e tem apoiado, que é um cidadão mais ético, consciente  e participativo. Faremos todos os esforços possíveis para que,  o material chegue aos alunos, mobilizando, principalmente, o professor, que será o nosso grande parceiro, sendo o multiplicador do projeto na sala de aula”, afirmou.

 

Outras reuniões irão acontecer no sentido de planejar as ações e a previsão é de que no segundo semestre o programa esteja em plena execução.

 

Mais ações

Em 2016 será lançado o projeto “Controladoria nas Escolas”. A iniciativa da CGDF será pioneira no Brasil e o piloto atenderá 10 Escolas da Rede pública do Distrito Federal. O objetivo será trabalhar a conscientização da importância da cidadania ativa, incorporando a cultura da transparência e da participação social na comunidade escolar.