Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/16 às 17h24 - Atualizado em 29/10/18 às 15h41

CGDF promove integração da área de tecnologia e informação do GDF

COMPARTILHAR

Subcontroladoria de Tecnologia e Informações Estratégicas apresenta objetivos do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) do DF 

 

Nesta terça-feira, dia 2, a Controladoria-Geral do DF, por meio da Subcontroladoria de Tecnologia e Informações Estratégicas (SUBTI), promoveu quatro oficinas com representantes de 13 órgãos do Governo de Brasília e também a CGU do Governo Federal para dar andamento nas atividades do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) do DF. A proposta do colegiado é otimizar e gerar uma sinergia em relação as iniciativas de Tecnologia e Informações Estratégicas no âmbito do Governo do Distrito Federal, de forma a contribuir para a melhoria e aperfeiçoamento das políticas públicas.

 

O CGTIC é integrado pela Controladoria-Geral do DF e Secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão, de Fazenda, de Saúde, de Educação, de Ciência, Tecnologia e Inovação, de Segurança Pública e Casa Civil, que elegeram 32 temas a serem trabalhados em três grupos: pessoal, governança e gestão.

 

Durantes as reuniões, o Subcontrolador de Tecnologia e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral do DF, Duque Dantas, detalhou o objetivo e a atuação do CGTIC, no âmbito do grupo Gestão, cujo foco é projetar Brasília como referência em política pública e torná-la a primeira cidade inteligente do hemisfério sul. “A tecnologia da informação não pode ficar distante do gestor, tem que olhar para a gestão da política pública e para o cidadão”, disse Dantas.

 

As reuniões promovidas pela SUBTI foram divididas para abordar quatro temas: Infraestrutura de TI, Arquitetura da Informação, Geoserviços e Plataformas de Software. O subcontrolador explicou como as áreas de TI dos órgãos e entidades do GDF vão trabalhar de forma integrada, compartilhando dados, projetos, infraestrutura, recursos e padronizando protocolos. Com esta visão, o CGTIC vai promover economicidade no âmbito da administração pública, aprimoramento da gestão, informações úteis para o cidadão, e melhoria da prestação do serviço público.

 

O CGTIC foi criado pelo Decreto nº 37.354/2016 e tem natureza consultiva e deliberativa.

Leia também...