Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/04/18 às 17h32 - Atualizado em 12/04/18 às 17h48

26ª Reunião Técnica do Conaci

COMPARTILHAR

 

Subcontroladora de Controle Interno da CGDF, Liane Angoti, é palestrante

 

Dezenas de pessoas lotaram, na manhã desta quinta-feira (12.04), o auditório do Teatro Beberibe, para assistir ao seminário Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança. O evento marca a abertura da 26ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que acontece em Pernambuco. As boas vindas aos presentes foram dadas pelo Presidente do Conaci e Contador e Auditor Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Álvaro Fakredin, pelo Secretário da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco, Ruy Bezerra, e pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Esta é a 1ª reunião técnica do órgão de 2018.

 

Para o presidente Álvaro Fakredin, os encontros são grandes oportunidades de compartilhar informações e metodologias, universalizando práticas de prevenção e combate a fraudes na gestão pública. “Os órgãos de controle precisam estar vigilantes para tornar mais difícil a missão daquele com intenção de fraudar a administração pública. Porém, muito mais do que aplicar punições, os órgãos de controle precisam orientar e esclarecer, ajudando a construir caminhos”, completou.

 

Anfitrião do evento, o secretário Ruy Bezerra, ressaltou que a atuação do controle interno contribui para uma gestão pública mais eficiente e, consequentemente, com mais melhores serviços prestados à população. Ele ainda enfatizou medidas importante para combater e prevenir a prática de atos ilícitos. “A corrupção de combate com transparência, fomento do controle social e fortalecimentos das ouvidorias. Porém, para isso é fundamental investir em educação, e o Governo de Pernambuco vem cumprindo seu papel, e hoje possui a melhor educação do país”, completou.

 

O prefeito Geraldo Júlio destacou que a criação da Controladoria-Geral do Município, que tem como controlador Rafael Figueiredo, da carreira de controlador interno e o Portal da Transparência, representam grandes ganhos para a administração municipal. “O portal é mais do que publicidade. É uma ferramenta para que a população possa exercer o controle social, ajudando assim a gestão pública”, finalizou.

 

Com uma ampla programação, o seminário contou com cinco palestras. A primeira foi ministrada pela Professora da Universidade Federal da Paraíba Rossana Guerra, com o tema Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança: Os desafios do amanhã, hoje.

 

Em seguida, falando sobre A importância da Gestão de Riscos para a melhoria da Governança”, foi a vez do Coordenador de Harmonização do Controle Interno da Secretaria de Controle e Transparência do Espírito Santo (SECONT/ES), Dênis Prates. A subcontroladora de Controle Interno da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF), Liane Angoti, falou sobre “Gestão de Controles Internos – COSO e as 3 linhas de defesa”.

 

A programação teve continuidade com a palestra sobre “Implantação  da 2ª Linha de Defesa em Pernambuco”, ministrada pelo Secretário-Executivo da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE/PE), Caio Mulatinho. Finalizando o seminário, o Controlador Geral do Município do Recife, Rafael Figueiredo, palestrou sobre o Papel do Controle Interno na qualidade da Gestão Pública.

 

No período da tarde, representantes de órgãos de controle interno do país dão início à 26ª Reunião Técnica do Conaci, que se estenderá ainda pela sexta (13.04), discutindo temas importantes para o controle interno, a exemplo da transparência das organizações sociais, da Lei das Estatais, dos resultados e benefícios do Sistema de Controle Interno e do Observatório da Despesa Pública.

 

Fonte: ASCOM Conaci