Governo do Distrito Federal
14/06/22 às 14h05 - Atualizado em 14/06/22 às 17h45

VI Semana de Controle debate sobre servidor do futuro e inovações no controle

 

Evento ocorrerá entre 20 e 21 de junho, com certificação e transmissão em tempo real na TV Controladoria DF no YouTube

 

A VI Semana de Controle da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) começa nesta segunda-feira (20/6), com um tema instigante: “O servidor do futuro e o futuro do servidor: a inovação começa em nós!”. A proposta é discutir como os servidores públicos do Distrito Federal podem abraçar as propostas de inovação e torná-las reais, melhorando os fluxos e entregas para a população, e ao mesmo tempo sobre os caminhos de preparação para essas mudanças.

 

Para debater o assunto, os convidados são o professor e pesquisador do Centro de Formação da Câmara dos Deputados, Cristiano Ferri, e a coordenadora-geral de Inovação da ENAP, Marizaura Camões. A apresentadora será a subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF, Ana Carolina Ferrari.

 

O evento será realizando presencialmente, de 20 a 22 de junho, das 14h às 18h, no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do DF (SAIS Área especial 4, lote 5, Complexo ABMIL, SPO), e terá transmissão pela TV Controladoria DF no Youtube, com tradução em libras. O tema geral do evento este ano é “Controle + Inovação + Tecnologia = a soma que nos leva a um serviço público melhor”. As inscrições podem ser feitas aqui e haverá certificação pela Escola de Governo do DF (Egov).

 

A VI Semana de Controle da CGDF é realizada pela Controladoria-Geral do DF (CGDF) com o apoio do Banco de Brasília, do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), do Corpo de Bombeiros Militar do DF, da DB3 Marketing Digital, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, da Escola de Governo do DF (Egov), da Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF, do Sindifico (Sindicato dos Servidores Integrantes da Carreira Auditoria de Controle Interno do DF) e do Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do TCU).

 

Uma novidade desta edição é o Inova Controle, em que convidados terão 30 minutos para mostrar aos participantes soluções inovadoras que podem agregar ao controle no Brasil e inspirar outras Controladorias. Serão apresentados exemplos como o Participa DF e a robô IZA; o Conecta TCU; a chatbot Bel, da Ouvidoria-Geral de Minas Gerais; e a experiência do Ceará com a implementação da linguagem simples para o cidadão.

 

Saiba mais sobre o Inova Controle aqui.

 

Correição digital e integrada

 

No segundo dia (21/6) da VI Semana de Controle da CGDF, o foco do primeiro painel será “A urgência de uma correição digital e integrada”. O corregedor-geral da União, Gilberto Waller, e o superintendente de Correição Administrativa da Controladoria-Geral de Goiás, Bruno Mendes Dias, vão falar sobre o porquê de ter um sistema de correição moderno e ágil e discutir se e como isso tem sido implementado pelo país a fora. A moderação ficará por conta da subcontroladora de Correição Administrativa da CGDF, Ismara Roza.

 

No segundo painel do dia, a tecnologia também estará no centro, com o tema “O uso da tecnologia e da inovação para democratizar o acesso à informação”. As ações do Governo do Distrito Federal para democratizar o acesso aos dados e às informações públicas vão ser exploradas pela subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, Rejane Vaz. Já o coordenador da Escola de Dados da Open Knowledge Brazil, Adriano Belisário, trará uma visão de como essa questão tem acontecido em outros estados e as perspectivas do futuro. O controlador-geral do DF, Paulo Wanderson Martins, realizará a moderação do painel.

 

O terceiro e último dia de programação será aberto pelo debate sobre as “Três linhas de controle em favor da inovação no serviço público”. Da discussão, participam o subcontrolador de Controle Interno da CGDF, Gustavo Lírio, como moderador; o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia, Francisco Bessa; e o auditor-chefe do Hospital Universitário Gafrée e Guinle (RJ), Marcos Braga. A ideia é mostrar aos participantes que com a correta implementação do modelo das três linhas é possível transformar a visão de que o auditor interno é apenas um caçador de problemas e chegar a um ambiente mais seguro para a inovação no serviço público.

 

O último painel da VI Semana de Controle da CGDF trará o foco para o cidadão com o tema “Para qual cidadão estamos pensando soluções tecnológicas e inovadoras”. A ideia é propor uma reflexão sobre se o cidadão para o qual estamos pensando soluções inovadoras e de tecnologia tem acesso aos meios que permitem essa integração; se estamos mesmo entregando soluções que cumprem da melhor forma o que o cidadão espera e precisa; e sobre o uso de dados para a entrega de soluções mais rápidas, menos onerosas e que de fato atendam à população. Para isso, o painel conta com a presença da ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, como moderadora; da diretora de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Clarissa Jahns Schlabitz; e do ouvidor do DF Legal, José Carlos dos Santos Bezerra.

 

 

 

SERVIÇO
VI Semana de Controle da CGDF
Quando: de 20 a 22 de junho, das 14 às 18h
Onde: Auditório do Corpo de Bombeiros Militar do DF – SAIS Área Especial 4, lote 5, Complexo ABMIL, SPO, Brasília – DF
Transmissão pela TV Controladoria DF, no YouTube: https://bit.ly/3xtB5uF
Programação: https://bit.ly/3myvZrC
Inscrição: https://bit.ly/3zkHo5Z

Governo do Distrito Federal