Governo do Distrito Federal
15/06/22 às 13h25 - Atualizado em 15/06/22 às 13h27

VI Semana de Controle da CGDF traz soluções inovadoras para o controle no Brasil

 

Inteligência artificial, plataforma integrada e interativa e linguagem simples são algumas propostas

 

Este ano, a VI Semana de Controle da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) vai trazer uma grande novidade para os participantes. Além da palestra e dos painéis, haverá também o “Inova Controle”, um espaço de 30 minutos para apresentar soluções inovadoras que podem agregar ao controle no Brasil. A inscrição pode ser realizada aqui.

 

O evento ocorrerá nos dias 20 a 22 de junho, das 14h às 18h, presencialmente (Auditório do Corpo de Bombeiros Militar do DF (SAIS Área Especial 4, lote 5, Complexo ABMIL, SPO, Brasília – DF) e transmitido pela TV Controladoria DF no YouTube, com tradução em Libras. O tema geral deste ano é “Controle + Inovação + tecnologia = a soma que nos leva a um serviço público melhor”. A certificação será feita pela Escola de Governo do DF (Egov).

 

No primeiro dia de programação (20/6), a CGDF vai apresentar o Inova Controle – Integrar para facilitar: Participa DF e a robô IZA.  O Participa DF, novo sistema de controle social que será lançado pela Controladoria, traz a integração de duas ferramentas de participação: a ouvidoria e o sistema de pedidos de acesso à informação, que estarão em um só lugar com login único. Já a inteligência artificial da IZA vai ajudar as pessoas a registrarem uma manifestação de ouvidoria com agilidade e qualidade. O projeto será apresentado pela ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, e pelos subcontroladores da CGDF Rejane Vaz e Guilherme Modesto.

 

E por falar em facilitar a vida das pessoas, ainda no dia 20 de junho, também será apresentada a Bel, a chatbot da Ouvidoria-Geral do governo de Minas Gerais, que usa Whatsapp para atender demandas de ouvidoria no estado. Hoje a grande maioria das pessoas usa o aplicativo de conversa, então, a ouvidoria de Minas Gerais resolveu inovar utilizando essa ferramenta para fazer o primeiro atendimento ao cidadão, direcionando-o melhor, facilitando e automatizando seu acesso ao serviço. A inovação será apresentada pela ouvidora-geral adjunta do Estado de MG, Gabriela Siqueira.

 

No segundo dia (21/6) da VI Semana de Controle, o convidado será Alison Souza, que é servidor do Tribunal de Contas da União (TCU) e vai mostrar o Inova Controle – O sucesso da inovação vem antes de colocar a mão na massa: a experiência de construção do Conecta TCU. Os participantes vão conhecer a história do projeto, como foi todo o planejamento dele e como funciona hoje a ferramenta que tem atendido os órgãos que se relacionam ao TCU, promovendo soluções para o controle no Brasil.

 

E para fechar com chave de ouro, no dia 22 de junho, a convidada é Isabel Ferreira Lima, coordenadora do Projeto de Linguagem Simples do Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Ceará. Termos técnicos, textos extensos e uma linguagem que para mais parece vinda de outro mundo? Não mais. Simplificar é o caminho. O Ceará trabalhou durante a integração de serviços do governo e o Íris viveu a experiência de simplificar a linguagem de alguns serviços da Controladoria e da Ouvidoria-Geral do Estado, elaborando um programa fixo para trabalhar nesse objetivo.

 

O evento é realizado pela Controladoria-Geral do DF em parceria com o BRB, o Corpo de Bombeiros Militar do DF, o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), a DB3 Marketing Digital, a Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV/DF), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI), a Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD), o Sindicato dos Servidores Integrantes da Carreira Auditoria de Controle Interno do DF (Sindifico) e o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do TCU (Sindilegis).

 

SERVIÇO

VI Semana de Controle da CGDF
Quando: de 20 a 22 de junho, das 14 às 18h
Onde: Auditório do Corpo de Bombeiros Militar do DF – SAIS Área Especial 4, lote 5, Complexo ABMIL, SPO, Brasília – DF
Transmissão pela TV Controladoria DF, no YouTube
Veja a Programação Completa
Faça sua Inscrição aqui

Governo do Distrito Federal