Governo do Distrito Federal
11/05/21 às 16h57 - Atualizado em 27/05/21 às 9h57

V Semana de Controle da CGDF: Palestra magna traz dicas para viver melhor na pandemia

 

Com muito bom humor e dinamismo, o palestrante Ricardo de Faria Barros falou sobre gestão e comunicação para o momento atual

 

Como você está? Essa pergunta abriu a palestra de Ricardo Faria de Barros, psicólogo, professor e palestrante que tratou do tema “Gestão e comunicação em tempos de pandemia”.  A palestra transmitida ao vivo na TV Controladoria DF no Youtube, abriu oficialmente a V Semana de Controle da CGDF. O evento ocorre entre os dias 11 e 13 de maio, sempre às 14h30.

 

A pergunta de Faria de Barros faz todo o sentido em relação ao tema da palestra, afinal, é por seres humanos que todo trabalho é feito. Por isso, ele trouxe questões importantes para que as pessoas passem a respeitar mais o momento que todos estão vivendo e sendo mais flexíveis diante das próprias limitações. “Tivemos um pause nos nossos projetos, com isso veio muitos agravos na saúde mental: ansiedade, alteração de humor, lutos e perdas significativas. Esse é o lado mais difícil. Mas também teve uma descoberta bacana: a descoberta de uma vida mais simples”, lembrou.

 

O professor também lembrou a importância de compreender-se dentro de um coletivo, onde todos estão sofrendo de alguma forma. E deu algumas dicas: “Não se cobre tanto, síndrome de homem ou mulher-maravilha não combina com saúde mental. Crie rituais prazerosos. Estabeleça limites. Evite descontar a ansiedade em outros, seja comida, vícios ou pessoas. Tenha mais compaixão, ternura e tolerância, pois ninguém está no seu melhor normal”.

 

 

Faria também brincou com o termo LGPDE – Lei Geral de Proteção de Dados Emocionais. O professor e palestrante acredita que é olhando para si e sendo tolerante com o coletivo, que a comunicação e a gestão serão mais eficientes.

 

Todo o material da V Semana de Controle da CGDF ficará disponível na TV Controladoria DF no YouTube.

 

Palestrante

Ricardo de Faria Barros é psicólogo, mestre em Gestão Social e Trabalho, especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Positiva. Professor de pós-graduação no IBMEC e Escola Superior do Ministério Público, também é palestrante e proprietário da Ânimo Desenvolvimento Humano. Publicou os livros: Sobre a Vida e o Viver; Apanhadores de Possibilidades nos Campos do Infinito.

Governo do Distrito Federal