A UBS vencedora foi a UBS 17 Jardim Morumbi de Planaltina
A premiação do Prêmio Saúde Cidadã ocorreu nesta sexta (6), no Salão Nobre do Palácio do Buriti. Unindo cidadãos e servidores para a melhoria da atenção primária à saúde, o Prêmio incentiva a participação popular e o serviço público para inovar e superar desafios diários das UBS do Distrito Federal.
Com a mesa de honra composta por Lúcio Pinho, Controlador-geral do DF, Paulo Eduardo Sellera, Secretario-adjunto de Gestão em Saúde, e Bruno Rolim, chefe da Unidade de Transparência e Controle Social da Secretaria de Saúde, a cerimônia contou com representantes das iniciativas finalistas, servidores e convidados especiais.
O Controlador-geral do DF, Lúcio Pinho, abriu sua fala com um grande agradecimento por parte da CGDF aos participantes por unirem vários setores da sociedade em prol da inovação. “Difícil não é ter novas ideias. Difícil é deixar para trás as preconcepções e o medo para fazer algo novo.”, disse. Pinho também relembrou aos presentes o potencial do Brasil e a importância de “inovar, buscar e sair da abstração do dia a dia para melhorar a vida.”, finalizou.
Paulo Sellera parabenizou todos os ganhadores e frisou que “a atenção primária é o maior desafio e a melhor aposta.”, e para superar os obstáculos diários é necessário alinhar essa aposta com a participação popular, grande fruto do Prêmio.
Por fim, Bruno Rolim lembrou os primeiros passos para a realização do Prêmio e como o mesmo era um sonho para “fomentar o controle social e ensinar a população”, mas se tornou um grande aprendizado por parte da Secretaria de Saúde com a população.
A comissão julgadora foi composta por 12 membros, entre eles estavam servidores da Secretaria de Saúde e também da sociedade civil. Depois da escolha dos 10 finalistas, a população pôde votar na sua favorita. As homenageadas receberam prêmios que vão de R$50 até R$200 mil. Esses valores serão revertidos em manutenção predial para as UBS.
A UBS vencedora foi a UBS 17 Jardim Morumbi de Planaltina.
Conheça mais sobre a iniciativa vencedora
A partir da escuta de relatos recorrentes sobre a dificuldade de acesso à UBS Jardim Morumbi por parte dos moradores das áreas mais afastadas, a equipe de saúde responsável reuniu-se com representantes locais e usuários para discutirem o problema.
A partir da disponibilização de espaços físicos ofertados pela comunidade (como escola, igreja, sede de associação de moradores e até casas vazias) para a realização de atendimentos e pequenos procedimentos, iniciaram o projeto denominado “Jardins do Morumbi”, com o intuito de polinizar o cuidado, capilarizando as ofertas de saúde e descentralizando os serviços antes oferecidos exclusivamente na UBS.
Nesses locais se estabeleceu um cronograma de saúde, com a presença semanal dos agentes comunitários de saúde em dias fixos, além da presença periódica do médico, da enfermeira e das técnicas de enfermagem. Nos pontos de apoio são realizados atendimentos médicos e de enfermagem; coletas de material para o exame preventivo do câncer de colo de útero; palestras com temas da saúde; vacinação de crianças, adultos e idosos; agendamentos de consultas; cadastros de novos usuários no SUS e disponibilização de medicamentos, preservativos e orientações gerais à comunidade.
Uma das maiores vitórias da inciativa foi o alcance 100% das gestantes em acompanhamento pré-natal regular e a diminuição de doenças diarreicas nos primeiros anos de vida das crianças da comunidade.
Confira os 10 ganhadores:
1º: UBS 17 – Planaltina
2º: UBS 3 – Taguatinga
3º: UBS 3 PIS/CERPIS – Planaltina
4º: UBS 2 – Planaltina
5º: UBS 2 – Recanto das Emas
6º: UBS 5 – Plano Piloto
7º: UBS 3 – Itapoã
8º: UBS 5 – Sobradinho II
9º: UBS 1 – Riacho Fundo II
10º: UBS 4 – Riacho Fundo II
Por: Paloma Timo
Edição: Cristiane Pitta