Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/08/12 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h39

Ouvidoria Geral apresenta Projeto Piloto do SIGO

COMPARTILHAR

Na manhã desta segunda-feira, 27 de agosto, o Secretário de Transparência e Controle do DF, Carlos Higino Ribeiro de Alencar, e a Ouvidora Geral, Vera Lúcia Coelho, apresentaram ao Secretário de Saúde, Rafael de Aguiar Barbosa, o “Projeto Piloto” do novo Sistema Informatizado de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal, baseado na plataforma WEB – conhecido como TAG, em homenagem ao Ouvidor “Pioneiro” do Brasil, Tomás Antônio Gonzaga.

Mesmo antes da Lei nº 4.896, de 31/07/2012, que criou o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO/DF, ser sancionada pelo Governador Agnelo Queiroz, a Secretaria de Transparência e Controle vinha trabalhando para se adaptar à nova legislação. Em novembro de 2011, o Governo do Distrito Federal e o Governo do Estado da Bahia assinaram um Termo de Cooperação Técnica, para que o GDF pudesse utilizar o sistema informatizado empregado com sucesso naquele Estado.

A Secretaria de Transparência e Controle é o órgão responsável por expedir as normas necessárias ao funcionamento do novo sistema. De acordo com a Ouvidoria Geral, após os acertos e correções a serem apontados pelo “Projeto Piloto”, o sistema informatizado deve entrar em funcionamento em todos os órgãos do Distrito Federal a partir do mês de janeiro de 2013.

A norma vem para garantir a participação popular e contribuir para desenvolver a cultura de cidadania e aprimorar os serviços públicos prestados pelo Executivo, através da observação de dados sintetizados pelos relatórios periódicos da Ouvidoria Geral do Distrito Federal.

Leia aqui a matéria publicada pela Agência Brasília em 30/08/2012: http://www.df.gov.br/noticias/item/3338-mais-transparência-e-agilidade.html