Servidores lotaram o auditório da Escola de do DF
Lançamento da Gestão por Competências aconteceu nesta terça-feira, 28/11, na Escola de Governo do Distrito Federal – EGOV. O evento contou com a participação da Professora Maria Julia Pantoja de Brito com a palestra “Gestão por Competências e suas atribuições para a modernização do setor público brasileiro”.
Maria Julia atua em projetos de pesquisa focalizando os temas aprendizagem no trabalho, comportamento humano nas organizações, redes sociais em contextos organizacionais, inovação e competitividade. Doutora em Psicologia Organizacional e professora adjunta da UnB, atualmente coordena o Escritório de Gestão por Competências do MPDFT.
O controlador-geral Henrique Ziller abriu o evento e se mostrou muito entusiasmado com o modelo de Gestão por Competências. “Nós temos um modelo de capacitação que funciona sem uma metodologia, sem uma normatização clara, sem um propósito claro. O fato é que a partir de agora nós temos um referencial claro, para que você possa fazer todo o trabalho de capacitação que você precisa, estruturado de acordo com as melhores práticas que existem hoje, tanto no ambiente privado quanto no ambiente público.”
A chefe da Assessoria de Harmonização Central, Liane Angoti, contextualizou sobre a gestão de competências dentro do modelo IA-CM, contribuindo para sete processos-chaves:
Desenvolvimento profissional individual – nível 2;
Pessoas habilidosas identificas e recrutadas – nível 2;
Criação de equipe e competência – nível 3;
Profissionais qualificados – nível 3;
A Atividade de Auditoria Interna apoia Classes Profissionais – nível 4;
Auditoria Interna contribui para o desenvolvimento da gestão – nível 4;
Planejamento de mão-de-obra – nível 4.
Sandro Gasperin, coordenador de Gestão de Pessoas, apresentou o SIGEP – Sistema de Gestão de Pessoas – fazendo um passo-a-passo diretamente no sistema, que conta com os campos Meus Dados, Currículo, Trilhas, dentre outras opções.
A partir de agora, no sistema, na Intranet, será possível aos servidores fazer autoavaliação, bem como os chefes de cada unidade avaliar os servidores.
A palestra foi certificada pela EGOV.