No dia 30 de julho, o Secretário de Transparência, Carlos Higino Ribeiro de Alencar – acompanhado do Secretário-Adjunto, Dionísio Carvallhêdo Barbosa e da Subsecretária de Transparência, Claudia Taya – recebeu uma comitiva da Embaixada dos Estados Unidos. O diplomata Kurt Holmgren (Segundo Secretário), a Conselheira Política Socorro Leal e a Agente Política Laura Eddy visitaram a Secretaria de Transparência e Controle do DF para conhecer a política de transparência do Governo do Distrito Federal e entender o funcionamento do portal. A visita faz parte da política de Parceria de Governo Aberto – OGP.
O termo OGP, do inglês: Open Government Partnership representa uma nova iniciativa internacional, que teve início em julho de 2011, com o objetivo de assegurar compromissos concretos por parte de governos internacionais, em parceria com a sociedade civil, para promover a transparência, aumentar a participação cívica, combater a corrupção e aproveitar as novas tecnologias para tornar os governos mais transparentes, eficazes e responsáveis.
O governo aberto também tem sido um veículo para promover a inovação e o crescimento econômico. Ao liberar milhares de dados do governo, muitos países têm construído indústrias inteiramente novas e economizado bilhões de dólares, aproveitando o conhecimento, os recursos e o conhecimento especializado do setor privado para ajudar a criar novos aplicativos e sistemas operacionais que estão mudando a forma dos governos de fazer negócios.
No espírito de colaboração múltipla dos membros, o OGP será supervisionado por um comitê de direção que inclui membros de diversas organizações governamentais e da sociedade civil e será co-presidido pelo Brasil e os Estados Unidos no primeiro ano de sua vigência.
Acesse as matérias relacionadas ao assunto, clicando nos links abaixo:
Controladoria-Geral da União:
http://portuguese.brazil.usembassy.gov/governoaberto.html
http://portuguese.brazil.usembassy.gov/transparenciagovpt.html