20/05/22 às 8h43 - Atualizado em 4/10/22 às 12h06

CGDF participa do lançamento de aplicativo de transparência e controle social da Câmara Legislativa

CLDF lançou ferramenta para facilitar participação da sociedade no processo legislativo

A Controladoria-Geral do DF esteve na manhã da quinta-feira (19) na Câmara Legislativa do Distrito Federal para o lançamento de um aplicativo CLDF online que fomenta a transparência e o controle social. O app permite ao cidadão avaliar projetos de lei da Casa, além de seguir assuntos de seu interesse, seja por tema ou por parlamentar. O controlador-geral do DF, Paulo Wanderson Martins, e a subcontroladora da CGDF, Rejane Vaz, estiveram na cerimônia para prestigiar a ação.

Para o controlador-geral do DF Paulo Wanderson Martins “é uma grande oportunidade ver uma Casa cada vez mais aberta ao povo e se esforçando para melhorar a transparência e a participação dos cidadãos, por meio do uso de tecnologia e inovação no acompanhamento dos processos legislativos”. É bom ressaltar que a CGDF é o órgão gestor da transparência e do controle social no Governo do Distrito Federal, fomentando iniciativas como essas no Poder Executivo.

Com a nova ferramenta, o cidadão vai poder participar facilmente do dia a dia da CLDF, além de acompanhar de forma simples e em tempo real as mudanças dos projetos que tramitam na Câmara. O coordenador do projeto é o servidor da CGDF cedido à Câmara Legislativa do DF Marcelo Hebert. Ele conta que qualquer um poderá baixar e indicar seus interesses de forma simples. Por exemplo, o cidadão pode indicar que quer receber informações sobre projetos que tratam de segurança e meio ambiente. Assim ele é notificado quando ocorrer. O app também mostra a evolução de todos os projetos de lei, os documentos e até mesmo a lista de presença das votações.

O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, inclusive destacou que sua presença no evento demonstra o forte significado desse lançamento para o Poder Executivo: “A política prima pela transparência. Essa sempre foi uma exigência em nosso Governo, que se mantivesse tudo transparente. Estamos aqui pois apoiamos os passos dados para melhorias de vida da população do DF, pois as decisões que saem daqui terão enorme impacto na vida das pessoas que vivem no Distrito Federal”.

A subcontroladora de transparência e controle social da CGDF, Rejane Vaz, também compôs a mesa de abertura e destacou o trabalho lançado pela CLDF. “Estamos vendo aqui um trabalho de amadurecimento em transparência e controle social. Se acreditamos que todo o poder emana do povo, então o povo precisa ser ouvido. O aplicativo demonstra esse esforço da CLDF de ouvir mais os que residem no DF”, destacou.

O evento contou com a presença do vice-governador do DF Paco Britto, do vice-presidente da CLDF Rodrigo Delmasso, do controlador-geral do DF Paulo Martins, da subcontroladora da CGDF, Rejane Vaz, do representante do Observatório Social do Brasil Welder Lima, da presidente do Instituto de Fiscalização e Controle Jovita Rosa, e do responsável pela Coordenadoria de Modernização de Informática (CMI), Marcelo Hebert.