Parceria visa fortalecimento das ações de controle com foco nas ações preventivas
A Controladoria-Geral do DF agora faz parte da Rede do Observatório da Despesa Pública (ODP), unidade permanente do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) voltada à aplicação de metodologia científica, apoiada em tecnologia da informação de ponta, para a produção de informações que visam a subsidiar e a acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos.
O objetivo do ODP é contribuir para o aprimoramento do controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública. Os resultados gerados pela unidade servem como insumo para realização de auditorias e fiscalizações conduzidas pela CGU, bem como para informar aos gestores sobre indicadores gerenciais relativos à realização de gastos públicos, de modo a permitir análises comparativas, subsidiando a tomada de decisões para melhoria da aplicação dos recursos públicos.
A CGDF possui uma unidade dentro da SUBTI, a Diretoria de Planejamento em TI e Apoio às Ações de Controle – DIACO, responsável por realizar cruzamentos de dados e elaborar relatórios, dashboards e trilhas de auditoria que auxiliam na tomada de decisão. Visando fortalecer essa área e com foco na prevenção, a CGDF aderiu ao ODP que, entre outras ações, irá compartilhar dados, conhecimento e experiências com os demais órgãos que fazem parte da rede.
Os servidores Leandro Shimabukuro, Graziella Andrade e Wellington Moreira, nos dias 19 a 23 de novembro, irão participar da Capacitação na Metodologia do Observatório da Despesa Pública como a primeira iniciativa desta adesão.
Por: Cristiane Pitta