Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/10 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h43

Um milhão de pessoas festejaram os 50 anos de Brasília

COMPARTILHAR

Nada foi capaz de atrapalhar a comemoração dos 50 anos de Brasília. A cidade acordou às 7h desta quarta-feira, 21 de abril, com os sinos das igrejas do DF tocando e convocando a população a participar da grande festa popular preparada para o cinquentenário da capital do país.

A Esplanada dos Ministérios, maior cartão postal da cidade, foi o palco das atividades que ocorreram durante todo o dia de comemoração. Pela manhã, às 8h, o grande evento iniciou-se com uma maratona que abriu as portas do encontro. A partir daí, o dia marcado com muito sol contou com a troca e hasteamento de todas as bandeiras dos Estados, jogos do Mundial de Vôlei de Praia, apresentações, exposições culturais e shows de bandas gospel e católicas.

Com um visual gigantesco e um pôr do sol deslumbrante que marcou o fim da tarde, o palco principal, montado para a apresentação de grandes nomes do cenário musical brasileiro e local, recebeu a dupla sertaneja Pedro Paulo e Matheus, a banda brasiliense Paralamas do Sucesso e os cantores Nando Reis e Daniella Mercury. Participações especiais encheram a noite de musicalidade, duetos e homenagens à Brasília, já que muitos convidados são “filhos” da capital do país, como os cantores Zélia Duncan, Oswaldo Montenegro e as bandas Raimundos e Plebe Rude. Músicos e bandas locais emocionaram o público, reafirmando que a cidade ainda produz grandes nomes da música brasileira.

Ápice, queima de fogos ilumina o céu de Brasília

O céu de Brasília, conhecido como um dos mais bonitos do país, por sua leveza e azul claro e radiante, ficou ainda mais belo com o show pirotécnico que encerrou a comemoração do aniversário de Brasília. O ápice da festa ocorreu pontualmente há 0h30 com uma grande queima de fogos, responsável por um espetáculo de luzes e cores que encantou o público e registrou o sucesso da festa. No exato momento, todos os cantores locais embalados pela cantora Daniella Mercury registraram frases de carinho e respeito por Brasília.

Segundo Maria Madalena, 39 anos, a festa foi perfeita e mostrou o tamanho do amor que a população tem pela história da cidade. “Nasci aqui e tenho orgulho de Brasília. Hoje a noite mostrou que nada pode ofuscar o brilho da capital do país”, disse a professora, que participou da festa acompanhada dos dois filhos e do marido.

Tranquilidade durante todo o evento

Com um público estimado em 1 milhão e 300 mil pessoas, segundo a Policia Militar do DF, o evento aconteceu no mais absoluto clima de  paz e tranquilidade.  Para o capitão da PMDF, Marco Antonio, tudo transcorreu dentro da normalidade, sem grandes incidentes. “Os problemas foram todos solucionados, poucas pessoas foram detidas. O trabalho da segurança foi mais preventivo e o resultado muito positivo em se tratando do número de pessoas presentes”, avaliou o capitão.

Oito postos de saúde foram montados estrategicamente no espaço da festa para atendimento de urgência dos foliões. Segundo a assessora da Secretaria de Saude, Ana Tereza Santos, até o encerramento da festa foram realizados 494 atendimentos nos postos. “Maioria foi relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas, fraturas e casos de hipoglicemia. Sete casos mais graves foram ligados a esfaqueamento, casos removidos imediatemente para atendimento nos hospitais”, explicou.

Durante toda a festa foi proibida venda de bebidas alcoólicas destiladas, apenas o consumo de cerveja foi liberado para maiores de idade e para manter a segurança do público foram disponibilizados cerca 500 policiais militares, 40 civis e 183 bombeiros.

E por fim, para tranquilidade do público na ida e volta para casa, o GDF disponibilizou ônibus extras, além de não fazer cobrança no metrô, que funcionou gratuitamente até 2h30 da madrugada, assegurando assim a volta do folião para casa.

Quem participou elogiou. “Muita segurança e sem brigas. A festa foi espetacular. Os artistas mostraram carinho com o público de Brasília, sem pensar no momento de crise política”, avaliou Maria da Costa, de 30 anos, moradora de ceilândia.

“Que dia, que sol e a lua durante toda a noite. Essa festa foi linda, os cantores se apresentaram muito bem, sempre elogiando a cidade. Sensacional”, descreveu Mariana Santos, 40 anos, moradora do Guara.

Discurso do Governador

Durante passagem pela festa, o novo governador do DF, Rogério Rosso, demonstrou sua satisfacão com a realizacão do evento popular. “Deus está proporcionando um dia lindo, um sol maravilhoso. Está tudo muito bem organizado, dentro do horário. Esperamos que Deus possa abençoar a jornada de todos brasilienses, e que possamos comemorar estes 50 anos com muita autoestima e muita alegria no coracão”, desejou o governador.

Informações Agência Brasília