Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/08/15 às 13h41 - Atualizado em 29/10/18 às 15h45

Servidores da CGDF a um passo da Certificação Internacional ISO

COMPARTILHAR

A ISO 31.000 tem por objetivo servir como um guia-mestre para Gestão de Riscos.

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal — CGDF, por meio da Subsecretaria de Controle Interno, tem como um de seus desafios a modernização das técnicas de auditoria por meio da implantação da auditoria baseada em riscos, com sustentação nas boas práticas de governança corporativa.

 

Nesse sentido, estão sendo capacitados 120 servidores em Gestão de Riscos e 120 servidores em COSO (Comitee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission). Além disso, 40 servidores farão a prova para a Certificação Internacional ISO 31000:2009.

 

Curso em Gestão de Risco

Consiste em capacitar os auditores de controle interno e servidores da CGDF para as ações de auditoria baseadas em riscos, nos moldes da Norma Internacional ISO 31000:2009.

 

A ISO 31.000, de 13/11/2009, foi desenvolvida por um grupo de especialistas representantes de mais de 30 países e tem por objetivo servir como um guia mestre para Gestão de Riscos.

 

Essa metodologia propiciará ganhos na qualidade dos trabalhos atualmente realizados, bem como na própria execução orçamentária, pois permitirá uma melhor seleção das ações a serem empreendidas pelo poder público de modo a ter uma prestação de serviço mais eficiente ao cidadão-cliente.

 

Após o treinamento, os participantes poderão se candidatar à certificação da ISO 31000:2009 para efeito de implantação na CGDF.

 

O curso está sendo ministrado pela QSP – Centro de Qualidade, Segurança e Produtividade, única instituição na América do Sul que pode aplicar o Exame Internacional de Certificação — C31000 (Certified ISO 31000:2009) e seus profissionais de Gestão de Riscos já são certificados pelo Instituto.

 

Curso em COSO

Além do curso em Gestão de Riscos, mais 120 servidores da Controladoria-Geral do Distrito Federal participam do curso sobre Novo Coso 2013 de Controles Internos Agregado a ISO 31000 de Gestão de Riscos.

 

O COSO é o Comitê das Organizações Patrocinadoras que atua no fomento à avaliação e ao aperfeiçoamento dos sistemas de controle interno, visando o cumprimento dos objetivos estabelecidos.

 

O curso deverá tratar de matérias ligadas às ações de controle interno institucional, especialmente dos princípios relacionados aos controles internos administrativos com foco no COSO e da vinculação desses elementos ao processo de gestão de riscos estabelecidos na ISO 31000, como forma de propiciar a avaliação da eficácia do sistema de controles internos administrativos.

 

Os cursos vão até o mês de outubro, divididos por turmas, datas e assuntos.