Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/08/17 às 18h52 - Atualizado em 29/10/18 às 15h46

Reunião do Conselho de Transparência teve participação de Secretário-Adjunto de Saúde

COMPARTILHAR

*Ana Luisa Moura

 

Aceitando o convite do CTCS, secretário esclarece dúvidas sobre o Instituto Hospital de Base.

 

Aconteceu nessa quarta-feira (02), a 4° Reunião Ordinária do Conselho de Transparência e Controle Social – CTCS, com a participação dos 17 membros. Rodrigo Chia, presidente do Conselho, abriu a reunião passando a palavra para Marcos Tadeu de Andrade, Controlador-Geral Adjunto, que destacou os últimos trabalhos da Controladoria-Geral do DF.

 

Marcos Tadeu informou sobre a publicação do Decreto que institui a política de dados abertos no DF; a participação da CGDF no Primeiro Congresso Internacional de Práticas Inovadoras em Transparência Municipal, em La Paz – Bolívia; a assinatura do Decreto que institui o Programa Brasília Cidadã; a habilitação de seis projetos da CGDF no Prêmio Inova Brasília; e, por último, que o Sistema Eletrônico de Informação – SEI já está 100% implantado no órgão.

 

O Secretário-Adjunto de Gestão em Saúde, Dr. Ismael Alexandrino Júnior, atendendo ao convite para participar da reunião, respondeu a inúmeras perguntas do Conselho e reiterou o compromisso da pasta em garantir a transparência do Instituto Hospital de Base do DF. De acordo com Alexandrino, a expectativa com o IHBDF é dar autonomia ao Base. “O impacto esperado é um serviço social autônomo e descentralizado, provendo recursos de forma mais célere”, disse.

 

O representante da Secretaria de Saúde explicou que o novo formato de gestão permitirá maior rapidez na compra de medicamentos, manutenção de equipamentos e contratação de pessoas. Segundo ele, o orçamento inicial do IHBDF será igual ao destinado ao Hospital de Base hoje, de R$ 602 milhões por ano.

Outros pontos foram abordados pelos conselheiros. Entre eles, a transição dos servidores para o IHBDF e a composição e o funcionamento do conselho de administração e da diretoria executiva.

 

“Qualquer um de vocês está convidado a participar do processo de transição a qualquer momento” disse o Secretário-Adjunto para os membros do CTCS.

 

Passando para outro item da pauta, o Conselho decidiu fazer novo convite ao presidente da Terracap para comparecer à próxima reunião do colegiado visando prestar esclarecimentos sobre os imóveis daquela empresa.

 

O CTCS volta a se reunir em setembro.

 

*Estagiária Ana Luisa Moura – Supervisão Cristitane Pitta.