Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/02/20 às 12h48 - Atualizado em 8/07/20 às 15h27

I Fórum de Governança e Compliance do Governo do Distrito Federal

 

O I Fórum de Governança e Compliance do Governo do Distrito Federal ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro de 2019 no Auditório José Nilton Matos, do Corpo de Bombeiros do DF (no Setor Policial Sul) e apresentou as principais diretrizes e práticas com o objetivo de construir uma gestão pública mais eficiente e eficaz.

 

O evento foi transmitido ao vivo no canal do youtube do GDF e pensado para disseminar e discutir, entre autoridades do assunto, as boas práticas de governança que estão sendo utilizadas no setor público, como foi o exemplo do painel de Governança no Judiciário, além de debater a efetividade da Administração Pública com base no Decreto n.º 39.736 de março de 2019, utilizando-se dos mecanismos de liderança, estratégia e prestação de contas.

 

A ideia dos painéis foi de plantar a semente nos servidores públicos do GDF que a governança pública é a opção mais eficiente colocada à disposição dos líderes para a avaliação das ações, o estabelecimento de estratégias e o aperfeiçoamento constante dos meios de controle.  Uma palestra que teve destaque foi a que abordou a temática “governança como mecanismo de mudança”, onde apresentou que é fundamental que se possa acompanhar a gestão das políticas públicas e a prestação de serviços de interesse da sociedade, segundo mecanismos eficazes de planejamento, de formação de índices e indicadores, de transparência e de participação.

 

O Fórum foi um instrumento de ampliação do conhecimento quanto aos temas relevantes aos gestores responsáveis pela execução da política, membros da alta administração e dos comitês internos de governança do Distrito Federal, além da sociedade civil e empresários locais.

 

No evento, houve o painel “momento GDF” em que o Ten. Cel. Luís Cláudio da Fonseca Franco explanou sobre a implantação da governança no Corpo de Bombeiros.

 

Servidores e empregados públicos do GDF, da área Federal e da sociedade civil estiveram presentes ao I Fórum, que contou com 411 pessoas inscritas.

 

O evento foi organizado pela Casa Civil do DF por suas Subsecretarias de Governança e de Compliance e sua Assessoria de Assuntos Estratégicos.

 

Vídeos:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLMUKbwuIWYcGZJ535CYvFPHqrkZdvXhSA

https://www.youtube.com/watch?v=2G6MfgbqSL8

 

Fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157711454279057

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157711442821857