Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/16 às 18h27 - Atualizado em 29/10/18 às 15h36

Governos estaduais precisam fortalecer controle interno. O assunto foi tratado na 21ª Reunião Técnica do Conaci

COMPARTILHAR

Controlador-Geral do DF Henrique Ziller participou do evento que aconteceu em Florianópolis

 

Entre os dias 17 e 19 de novembro, aconteceu a 21ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno – Conaci, em Florianópolis, com a participação de controladores internos de estados, do DF e municípios-sedes de todo o Brasil.

 

O evento foi aberto pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, que defendeu a necessidade de reformas estruturantes na administração pública. “A crise não será curta e fácil se não tivermos coragem para construir um novo modelo. E órgãos de controle interno são fundamentais para orientar os gestores a fazer movimentos em direção do emprego eficiente dos gastos públicos”, afirmou Colombo.

 

O presidente do Conaci e auditor geral do Pará, Roberto Paulo Amoras, afirmou que o controle interno é o grande aliado do gestor público. Ele frisou que uma das metas do Conaci é estreitar suas relações com os controles internos dos poderes Judiciário e Legislativo.

 

O controlador-geral do DF, Henrique Ziller, explica que o Conaci vai promover um trabalho de sensibilização junto aos governadores e secretários de estados com foco na importância e na necessidade de fortalecimento dos controles primários em cada órgão e entidade da administração pública.

 

Neste sentido, Ziller destaca que a Controladoria-Geral do DF tem atuado em busca de aproximação com os gestores públicos e fortalecimento dos controles primários por meio da implantação da gestão de riscos. Hoje, a CGDF está com o projeto em andamento na Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, na Fundação Hemocentro de Brasília, no Metrô-DF, na Emater, além da própria Controladoria.

 

Consagrado como um espaço de debate e compartilhamento de experiências na área do controle e gestão, os três dias foram de ampla programação, que incluiu: apresentação das iniciativas catarinenses e da Missão IACOP PEMPAL, na Rússia; discussão sobre a parceria do Conaci com o Banco Mundial, com a participação de Maria João Kaizeller, do Banco Mundial, explicando sobre “Accountability dos Gestores” e o painel “Inspeção financeira vs Auditoria Interna”; Rodrigo Fontenelle, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, fez apresentação sobre gestão de controle interno; palestras de Marcelo Monteiro, da Controladoria-Geral do Ceará, e de Rodrigo Dutra, da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, que debateram a importância da gestão de riscos e a relevância da auditoria interna para o gestor.

 

Fonte: ASCOM CGDF com informações do Conaci