Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/04/14 às 18h38 - Atualizado em 29/10/18 às 15h35

Governo do Distrito Federal tem um novo Portal da Transparência

COMPARTILHAR

Página tem mudanças no layout e oferece ainda mais conteúdo: agora, é possível consultar a escala dos profissionais de Saúde. As informações estão disponibilizadas em formato aberto

 

O Portal da Transparência do Distrito Federal foi totalmente reformulado. A nova versão entrou no ar nesta segunda, 28, e pode ser acessada pelo endereço www.transparencia.df.gov.br. A partir de agora, a consulta às informações sobre o Governo do Distrito Federal (GDF) ficou mais fácil e dinâmica, permitindo, ainda, o cruzamento e o download dos dados em formato aberto.

 

De acordo com Edilson Felipe Vasconcelos, Diretor de Transparência da Subsecretaria de Prevenção da Corrupção (SUTPC), houve melhorias na disponibilização do conteúdo e na usabilidade, o que tornou o acesso mais fácil. Além disso, as mudanças também atendem aos critérios de transparência da ONG Contas Abertas.

 

“Melhoramos a linguagem para o acesso à população, substituímos os relatórios estáticos por relatórios dinâmicos, que permitem varias combinações e a utilização de filtros para as consultas”, detalha Edilson. Ainda segundo ele, a página também vai passar a exibir gráficos. Também será possível imprimir as informações consultadas. O novo layout é adequado para o acesso por dispositivos móveis, como celulares e tablets.

 

As novidades, porém, vão além da parte visual. O Portal da Transparência passa a divulgar, a partir de agora, a escala de trabalho dos profissionais da saúde, a lista de beneficiários do Cartão Material Escolar e as informações sobre convênios e repasses. “Estamos disponibilizando cada vez mais informações para o cidadão, o que possibilita que ele acompanhe bem de perto a gestão pública. Isso demonstra que o GDF tem incrementado a transparência”, frisa Edilson.

 

TRANSPARÊNCIA ATIVA – O processo de mudança do Portal começou em agosto do ano passado. Essa é a segunda reformulação da página desde 2011, quando ela foi criada. Nesses três anos, o Portal da Transparência – que recebe, em média, 300 mil acessos por mês – se tornou referência nacional na disponibilização de informações públicas. “Temos um avanço em transparência e acessibilidade. O portal antigo cumpriu um papel importante e de forma eficiente. Mas as informações precisavam ser mais automatizadas e dinâmicas”, explica a Subsecretária de Transparência e Prevenção da Corrupção, Soraia Mello.

 

Ainda segundo Soraia, a mudança ocorreu por uma necessidade natural, pois a base de dados e o volume de informações disponíveis têm aumentado constantemente. “O nosso desafio era disponibilizar todo esse conteúdo em um layout leve. Chegamos a essa proposta que foi ao ar, que é mais moderna, com um design ao qual às pessoas estão mais familiarizadas”, acrescenta a Subsecretária.

 

Para o Secretário de Transparência e Controle do DF, Mauro Noleto, o novo Portal da Transparência reforça o compromisso do GDF com a Transparência Ativa, que é a disponibilização de informações públicas de forma espontânea. O objetivo é que no futuro, o cidadão não precisará mais solicitar qualquer dado ao Governo.

 

“O novo Portal da Transparência do GDF foi idealizado para facilitar ainda mais o acesso dos cidadãos às informações que retratam a forma como o Governo administra os recursos públicos e realiza a gestão das diversas áreas responsáveis pela execução de serviços e políticas públicas no DF. Com essa ferramenta, o GDF presta contas à sociedade, ao tempo em que conclama os cidadãos para também fiscalizarem a gestão pública, realizando o controle social. É, portanto, um compromisso com a democracia cumprido pelo Governo, mas é também uma medida que reforça o exercício da cidadania com responsabilidade, ou seja, facilita o acesso à informação confiável e íntegra para o legítimo e bem informado exercício da cidadania no Distrito Federal”, afirma.