Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/17 às 21h12 - Atualizado em 29/10/18 às 15h35

“Espaço Aberto” da CGDF vai à Câmara Legislativa do DF

COMPARTILHAR

Servidores conheceram mais sobre a Lei de Acesso à Informação

A convite do ouvidor da Câmara Legislativa do DF, deputado Chico Leite, equipe da Controladoria-Geral do DF esteve nesta segunda-feira, 12 de junho, na Câmara Legislativa do DF para promover o  “Espaço Aberto – Transparência Pública: você faz parte!”.

O evento é organizado pela Subcontroladoria de Transparência e Controle Social com a finalidade de capacitar servidores e agentes públicos sobre a Lei de Acesso à Informação.

Os servidores Rejane Vaz, Coordenadora de Transparência, e Bruno Henrique Braga, Diretor de Acompanhamento de Recursos e Articulação, fizeram uma exposição sobre artigos da lei, com foco nos prazos de resposta, informações que devem conter nos sites dos órgãos do GDF, a diferença entre transparências passiva e ativa, classificação da informação, e outros.

O Controlador-Geral do DF, Henrique Ziller, e o distrital Chico Leite fizeram a abertura do evento. De acordo com Ziller, a revolução experimentada na vida pública recentemente e as informações que chegam à sociedade tem muito a ver com o acesso à informação assegurado pela lei. “Entre as grandes mudanças do Estado brasileiro na administração pública uma das mais importantes foi a publicação da LAI, que tornou a publicidade a regra”, disse.

O controlador-geral ponderou que no Distrito Federal o nível de transparência é muito elevado, com o Estado disponibilizando muitas informações as quais podem ser mais usufruídas pela população.

Também, Ziller disse que é necessário avançar na cultura da transparência no sentido de que haja maior conhecimento por parte dos servidores públicos quanto a dispositivos da Lei de Acesso à Informação.

Agendamento:

Com o objetivo de capacitar ou atualizar servidores, enquanto agentes de disseminação da cultura da transparência no âmbito do GDF, o Espaço Aberto é um canal de diálogo entre os órgãos do Governo de Brasília. O programa tem caráter itinerante, qualquer órgão da Administração Direta e Indireta do GDF pode solicitar e realizar o Espaço Aberto no seu local de trabalho.

O órgão ou entidade que desejar que seus servidores participem da capacitação ou atualizem seus conhecimentos sobre a LAI deve entrar em contato com a Subcontroladoria de Transparência e Controle Social pelo endereço eletrônico acessoainformacao@cg.df.gov.br para agendamento do “Espaço Aberto – Transparência Pública: você faz parte!”. Mais informações pelo telefone (61) 2108.3351.