Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/18 às 17h45 - Atualizado em 4/12/18 às 10h50

Controladoria-Geral do DF promove IV Semana de Combate à Corrupção

COMPARTILHAR

 

Ações acontecem dias 3, 4 e 5 de Dezembro.

 

Em referência ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado no dia 9 de dezembro, a Controladoria-Geral do Distrito Federal vai promover a IV Semana de Combate à Corrupção.

 

A programação será nos dias 3, 4 e 5 de dezembro e o evento de abertura será realizado em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

 

Programação

 

Dia 03.12

Evento: I Encontro da Rede de Controle da Gestão Pública do DF.

Horário: 8h30 às 18h

Local: Edifício Sede do MPDFT – sala de treinamento no mezanino

 

O evento, organizado em parceria entre a Controladoria-Geral do Distrito Federal e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, é voltado para servidores dos órgãos integrantes da Rede de Controle e tem o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas que colaboram com o combate à corrupção.

 

Criada em 8 de dezembro de 2016, a Rede de Controle da Gestão Pública do Distrito Federal é formada pela Controladoria-Geral do DF, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Ministério Público de Contas, Tribunal de Contas do DF, Secretaria de Fazenda e Polícia Civil. A iniciativa visa integrar os órgãos que atuam na fiscalização do uso de recursos públicos e estabelecer práticas uniformes para o diagnóstico, a prevenção e a repressão à corrupção. Também busca fomentar a organização da sociedade civil e dos cidadãos para que denunciem aos órgãos de controle práticas irregulares ou ilícitas que identifiquem na Administração Pública.

 

Dia 04.12

Evento: Cerimônia de premiação das 36 escolas vencedoras do 2º Prêmio Controladoria na Escola.

Horário: 14h30 às 17h30

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Auditório Master

 

Em 2018, 109 escolas se inscreveram para participar da terceira edição do projeto Controladoria na Escola. 75 chegaram à etapa final e vão concorrer à premiação.

 

Neste ano, o projeto foi dividido em três categorias: estudantes dos 4° e 5° anos do ensino fundamental; do 6°ao 9° ano dos ensinos fundamental e ensino médio, as escolas militares e as do Instituto Federal de Brasília; e estudantes da rede SESI.

 

36 escolas receberão dinheiro para investir em melhorias voltadas à comunidade escolar. Os professores orientadores serão premiados em dinheiro e os estudantes das seis primeiras escolas vão ganhar um final de semana em um hotel fazenda.

 

Dia 05.12

Evento: Premiação do Índice de Transparência Ativa 2018 – III Edição

Horário: 14h30 às 17h

Local: Salão Nobre do Palácio do Buriti

 

Em 2015, a Controladoria-Geral do DF criou o Índice de Transparência Ativa do Governo do Distrito Federal, que avalia o grau de cumprimento da Lei Distrital de Acesso à Informação, no que se refere à divulgação das informações de interesse coletivo ou geral nos sítios oficiais dos órgãos e entidades do Executivo local. A partir da avaliação é divulgado um ranking com a classificação dos órgãos e entidades. O objetivo é melhorar a transparência pública.