Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/03/18 às 11h47 - Atualizado em 9/04/18 às 14h28

Controladoria-Geral do DF disponibiliza iniciativas para Agência Brasileira de Cooperação

COMPARTILHAR

 

Objetivo é compartilhar boas práticas com outros países

 

Os bons resultados alcançados em iniciativas que contribuem para a melhoria e o aperfeiçoamento da gestão pública possibilitam a Controladoria-Geral do DF compartilhar seus projetos com outros países. Este foi o objetivo da visita feita pelo controlador-geral do DF, Henrique Moraes Ziller, à Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

 

Em reunião com a ministra Andrea Saldanha da Gama Watson, nesta quinta-feira (22.02), Ziller apresentou iniciativas exitosas da CGDF. São elas, o projeto Controladoria na Escola, o IA-CM – modelo de capacidade de auditoria interna, o sistema integrado de ouvidoria OUV-DF e instrumentos de transparência (Portal da Transparência, Siga Brasília, Portal de Dados Abertos e Painéis Digitais de Transparência).

 

Ao relatar os resultados alcançados com cada um dos projetos, Ziller afirmou que a CGDF está à disposição para compartilhamento dessas e de outras boas práticas por meio de acordos de cooperação.

 

De acordo com a ministra, a Agência opera por demanda, isto é, quando é acionada por governos de outros países em busca de projetos que contribuam para a eficiência da gestão pública. Para ela, a iniciativa de a CGDF oferecer boas práticas é muito interessante, pois a “expertise pode ajudar muitos países”. “É muito bom saber que há órgãos disponibilizando projetos e ações a serem compartilhados”, disse.

 

Técnicos da Agência que participaram da reunião identificaram que os projetos da CGDF estão alinhados às necessidades de Cabo Verde, São Tomé e Moçambique, países que estão com demandas em andamento naquele órgão.

 

O controlador-geral do DF foi acompanhado da chefe da assessoria de gestão estratégica da CGDF, Carina Emi Ohara, e do chefe da unidade de cooperação técnica da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Cícero Lima, que coordena a carteira de projetos de cooperação técnica internacional do Governo de Brasília.