Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/03/16 às 18h10 - Atualizado em 29/10/18 às 15h40

Controlador-Geral do DF visita área rural da Emater

COMPARTILHAR

Órgãos firmam parceria para melhoria da gestão e divulgação das experiências de economia dos recursos públicos

 

O controlador-geral do Distrito Federal, Henrique Ziller, visitou, na quinta-feira (10), a Emater-DF e a área rural de Planaltina, onde conheceu parte do trabalho da empresa. Acompanhado pelo diretor executivo da empresa, Rodrigo Marques, e pelo coordenador de Operações, Adalmyr Borges, Ziller visitou a Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara) e o núcleo rural Pipiripau, onde está em vigor o programa Produtor de Água.

 

A Controladoria-Geral pretende identificar experiências dos órgãos do GDF que contribuem para melhorias na gestão de recursos, bem como o resultado do desenvolvimento dos programas de Governo. No caso da Emater-DF, os programas de compras institucionais e o Programa “Produtor de Água” — que remunera agricultores por serviços ambientais — são exemplos de como incentivar a produção responsável de alimentos gerando renda na área rural e economia às contas públicas.

 

O diretor executivo Rodrigo Marques informou que o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF) é um dos exemplos de experiência de êxito no setor agrícola local. “O programa permite a compra de produtos de agricultores familiares, agiliza o processo, que cai de aproximadamente seis meses para 35 dias, e barateia os custos. Recentemente, compramos café da agricultura familiar e pretendemos fazer novas aquisições”, declarou.

 

Além disso, a Controladoria-Geral vai implantar a gestão de riscos na Emater. Auditores de controle interno vão fazer consultoria para auxiliar aquela empresa a realizar análise de risco de seus processos.

 

Também fizeram parte da visita o controlador-geral adjunto, Marcos Tadeu de Andrade, e a auditora de controle interno, Luciane Rodrigues Soares.