Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/10/16 às 17h39 - Atualizado em 29/10/18 às 15h40

Conselho de Transparência e Controle Social faz sua terceira reunião extraordinária

COMPARTILHAR
Ouvidor-Geral do DF lança concurso Melhores Práticas em Ouvidoria 
Na última quarta-feira, 05 de outubro, o Ouvidor-Geral do DF compareceu ao Conselho de Transparência e Controle Social – CTCS, a convite dos conselheiros daquele colegiado, para explicar o concurso e ressaltar a parceria com o CTCS. Nessa terceira reunião extraordinária foi aprovada a memória da reunião de setembro e discutidos outros temas.

Concurso da Ouvidoria-Geral

O ouvidor-geral do DF, José dos Reis, lançou o concurso Melhores Práticas em Ouvidoria de forma a incentivar a excelência do atendimento ao serviço prestado por órgãos e entidades do DF ao cidadão do Distrito Federal. O CTCS, parceiro nessa jornada, terá seus representantes como jurados do concurso, escolhendo a melhor prática apresentada em cada categoria. As experiências não premiadas, mas selecionadas, terão certificado de boas práticas.  “Acredito que podemos colaborar muito com esse concurso, principalmente pelo nosso distanciamento em relação às ouvidorias do DF”, disse Rodrigo Chia, presidente do Conselho.

 

Novo entidade indicada para compor o CTCS

Após votação aberta, a Comissão Justiça e Paz, ligada à Arquidiocese de Brasília, foi escolhida por votação para ser nova entidade indicada a ocupar um assento no Conselho.  A entidade ocupará o cargo deixado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), que não indicou membros para o exercício de 2016.

 

Execução orçamentária de convênios firmados pelo GDF

O controlador-geral do DF, Henrique Ziller, participou da reunião colocando-se à disposição para solicitar, pessoalmente, à Secretaria de Fazenda a divulgação de dados mais detalhados da execução orçamentária e financeira de convênios firmados pelo GDF, requerimento feito pelo Conselho. Afirmou, ainda, que a CGDF se dedicará para a inserção dos dados solicitados na nova versão do Portal da Transparência. Ziller ressaltou que a remodelação da ferramenta enfrentou muitos obstáculos, principalmente problemas nas bases de dados e na infraestrutura de tecnologia da informação.

 

Requerimento do CTCS atendido

O representante da Fecomércio informou que a Secretaria de Fazenda começou a disponibilizar relatório mais detalhado da arrecadação tributária do DF, objeto de requerimento encaminhado pelo CTCS em junho deste ano. Os membros do Conselho manifestaram preocupação com a situação financeira do DF, especialmente com o grande comprometimento da receita corrente líquida com gastos de pessoal, segundo dados divulgados em setembro.

 

Participantes

Estiveram presentes na 3ª Reunião Extraordinária do CTCS os conselheiros Rodrigo Chia (Observatório Social de Brasília), Everton Kischlat (IFC), Adelmir Santana (Fecomércio), Darlene Lunelli (CRC), José Daldegan Júnior (Agenda 21), Maria Cristina de Araújo (Corecon), Max Leno de Almeida (DIEESE), Miguel Ângelo Lara (MCCE) e Vera Lêda Morais (NCST). Também participou como ouvinte e representante da Fecomércio Eduardo Alves de Almeida.