Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/03/16 às 17h13 - Atualizado em 29/10/18 às 15h40

Conaci realiza primeira reunião técnica do ano na CGU

COMPARTILHAR

Controladoria-Geral do DF, membro fundador do Conaci, participa das discussões.

 

Teve início na manhã desta quinta-feira, 17 de março, a primeira reunião técnica do ano do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), realizada na Controladoria Geral da União (CGU), em Brasília-DF. Ao todo, 23 representantes dos órgãos de controle interno de estados e municípios de todo país estão presentes, bem como algumas dezenas de convidados interessados em acompanhar as discussões.

 

A abertura do evento teve a participação do secretário executivo da CGU, Carlos Higino, e do presidente do Conaci, Roberto Amoras, que agradeceu a presença dos presentes e ressaltou os assuntos que serão discutidos ao longo dos dois dias de evento. Já o anfitrião, Carlos Higino, que já foi vice-presidente do Conaci em 2011 e 2012 e que na ocasião representou o ministro Luiz Navarro, reiterou a relevância dos temas debatidos, principalmente no que tange ao atual momento vivido pelo país, bem como a contribuição do Conselho em busca de uma nação mais transparente e ética.

 

“A CGU tem buscado uma maior articulação com estados e municípios e o Conaci tem sido fundamental nesse processo. O fato é que o controle interno, atualmente, destaca-se como protagonista no trabalho de combate à corrupção, ao fortalecer as instituições públicas e, mais recentemente, ao aprofundar a interlocução com o setor privado, em função da Lei Anticorrupção. Nesse sentido, eu diria que o olhar para o futuro é promissor, com o empresariado cada vez mais ciente dos investimentos necessários em busca da transparência e compliance”, ressaltou.

 

Em seguida, as discussões da manhã tiveram como foco o marco regulatório do Terceiro Setor, com palestra da professora da FGV e pesquisadora líder do Projeto Estado e Sociedade Civil, que apresentou as considerações da academia sobre as recentes alterações do marco, e com a participação do representante da CGU, Marcos Rezende, que abordou a proposta de regulamentação no âmbito do poder executivo federal.

 

A 18ª RTC tem continuidade até sexta-feira com discussões de outros temas referentes ao fortalecimento do setor, bem como para discussões de assuntos administrativos. A programação na íntegra está disponível em http://conaci.org.br/wp-content/uploads/2016/02/Pauta_18_RTC_DF_20161.pdf