Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/12/12 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h40

Conaci distribui cartilhas aos prefeitos eleitos

COMPARTILHAR

Para fomentar ações interligadas ao controle social, combate à corrupção e incremento da transparência e do controle interno, o Conselho Nacional de Controle Interno – CONACI elaborou cartilhas, que serão entregues em janeiro de 2013, com orientações aos prefeitos recém-eleitos das capitais brasileiras. A iniciativa faz parte do projeto Cidade Ética e Transparente (CET) que tem como objetivo promover uma gestão pública eficaz, correta, participativa e comprometida com o interesse social. “Em uma sociedade que demanda atitudes cada vez mais ativas em defesa da transparência dos gastos públicos, o Conaci exerce um papel mobilizador fundamental ao criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes e assertivas”, ressalta o Vice-Presidente do Órgão, Carlos Higino Ribeiro de Alencar.

A cartilha detalha as sete ações que devem cercear a administração pública que irá governar as cidades brasileiras. A primeira delas é o fomento ao controle social como aliado ao ganho de qualidade e eficiência da gestão, orientando a prefeitura a informar à população com clareza como o dinheiro público está sendo gasto, publicando suas contas de forma simples em local visível e de fácil acesso para todos os cidadãos. Outra diretriz é o desenvolvimento de portais da transparência. Além disso, o documento orienta ainda a implementação da Lei de Acesso à Informação Pública (LAI) nos estados e municípios e trata do canal de acesso à população denominado Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

Leia a matéria publicada no CONACI na íntegra:   http://conaci.org.br/conaci-distribui-cartilhas-com-orientacoes-aos-prefeitos-eleitos/