Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/16 às 13h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h14

CGDF inicia Projeto Controladoria na Escola

COMPARTILHAR

Alunos do 9º ano da Escola CEF 404 de Samambaia assistiram a peça “O Auto da Barca da Cidadania” e aprenderam sobre cidadania, controle social e solidariedade.

 

Cerca de 200 alunos da Escola CEF 404 de Samambaia foram ao teatro da Escola Parque 307/308 da Asa Sul para assistir a peça “O Auto da Barca da Cidadania”, encenada com exclusividade para o “Controladoria na Escola”. O projeto da Controladoria-Geral do DF teve início nesta sexta-feira (3) e, até o final deste ano, vai percorrer 10 escolas públicas da zona rural e urbana do DF.

 

Sob a responsabilidade da Subcontroladoria de Transparência e Controle Social, a iniciativa objetiva promover o controle social, a educação ética e cidadã, e o combate à corrupção. Voltado para o ensino médio e fundamental, “Controladoria nas Escolas” ensinará de forma lúdica como se faz uma auditoria, o que é educação fiscal, a importância do voluntariado, e abordará as pequenas corrupções cometidas frequentemente.

 

Depois da apresentação do grupo de teatro, houve uma roda de conversa sobre voluntariado, controle social e cidadania, temas que integram o roteiro da peça encenada. Participaram do evento o Controlador-Geral do DF, Henrique Ziller, a Primeira-dama, Márcia Rollemberg, o Auditor do Tribunal de Contas do DF, Paulo Martins, a Promotora do Ministério Público, Luciana Medeiros, e Rodrigo Chia, do Observatório Social de Brasília.

 

Márcia Rollemberg parabenizou pela iniciativa e disse que é muito importante levar estes temas para serem discutidos nas escolas. “Ética e cidadania são valores a serem tratados. Vários temas importantes têm que ser trabalhados desde a primeira infância”, afirmou.

 

No final do evento, o Subcontrolador de Transparência e Controle Social, Diego Ramalho, entregou um envelope para alunos de cada turma do nono ano, contendo fichas que serão utilizadas em auditoria que farão na própria escola.

 

Próxima etapa

Na segunda-feira, a Escola Classe 404 de Samambaia receberá a equipe da Subcontroladoria de Transparência e Controle Social para que façam auditoria cívica naquela instituição de ensino. Os alunos assumirão o papel de “auditores cívicos” e fiscalizarão as condições, estrutura e ambiente escolar.

 

Diego Ramalho, Subcontrolador de Transparência e Controle Social, explica que não é raro vermos pichação no muro das escolas, cadeiras quebradas, pátios sujos, falta de merenda, de professor e de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, entre outros problemas. É justamente estes pontos que os alunos serão orientados a fiscalizar. “Vamos capacitar o aluno para que seja instrumento de transformação do meio escolar”, afirmou.

 

Parceria

A peça o “Auto da Barca da Cidadania” é realizada em parceria com o Centro Universitário IESB e a Associação dos Auditores de Controle de Externo – AUDITAR.